Castro Barroso Gato Nogueira - Blog Photographico - lembrança da moça do Alentejo
Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui
“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)
«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Exposição “Ver e Pensar Fotografia”
foto: divulgação
Exposição “Ver e Pensar Fotografia” no Palladium
[14-12-2009]
.
A união da técnica, da sensibilidade e do talento é o resultado do trabalho desenvolvido pelo fotógrafo Silvio Ribeiro com o projeto Ver e Pensar Fotografia, realizado nas escolas municipais Albert Schweitzer e Barão de Mauá e os colégios estaduais República Oriental do Uruguai e Arthur Ribeiro de Macedo e que será apresentado de 17 de dezembro de 2009 a 7 de janeiro de 2010, no Palladium Shopping Center, Espaço Cultural do Piso L4, ao lado dos cinemas UCI. . A exposição das fotos produzidas pelos alunos é aberta ao público, com visitação gratuita. O objetivo do projeto é muito mais do que ensinar a fotografia e, sim, “transformar o olhar para transformar a vida”. Ribeiro explica que foram estimulados os sentidos dos estudantes que aprenderam técnicas básicas de fotografia. Eles foram levados a refletir e expressar sua criatividade sobre temas do cotidiano, por isso, as fotografias selecionadas para compor as exposições registram mais do que o olhar dos estudantes, muitas vezes, registram sua alma. “São fotografias que expressam, com muita riqueza, a sensibilidade e os interesses de cada estudante”, afirma Silvio Ribeiro, que garante ter descoberto talentos incríveis entre os alunos. .
Para a diretora da Escola Albert Schweitzaer, Eliane Meduna, essa é uma oportunidade de revelar novos talentos. “Já conhecemos o potencial dos nossos alunos a produção de textos e oralidade. Agora, acredito, vamos revelar talentos também na arte da fotografia”, diz. .
Lançado em 2009, o projeto “Ver e Pensar Fotografia” realiza oficinas teoricas e atividades práticas, promovendo, ao final do período, uma exposição fotográfica como os melhores trabalhos. O projeto é desenvolvido pelo 5.6 Núcleo de Fotojornalismo e Estudos Avançados da Imagem e pelo Instituto RPC – Rede Paranaense de Comunicação e Responsabilidade Social. A exposição tem o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e com o patrocínio do Grupo Positivo, Volvo, Monsanto Imagine, Sinepe/PR e Norske Skog. .
Mais informações pelo site www.shoppingpalladium.com.br. O Palladium Shopping Center fica na Av. Presidente Kennedy, 4.121, Portão, Curitiba - Paraná. Estacionamento gratuito para até quatro horas de permanência. Telefone: (41) 3212-3500. .
Serviço:
Exposição “Ver e Pensar Fotografia”
Local: Espaço Cultural, Piso L4, Palladium Shopping Center, ao lado dos cinemas UCI
Abertura: dia 17 de dezembro, às 19h
Período da exposição: 17/12/2009 a 7/01/2010 .
A união da técnica, da sensibilidade e do talento é o resultado do trabalho desenvolvido pelo fotógrafo Silvio Ribeiro com o projeto Ver e Pensar Fotografia, realizado nas escolas municipais Albert Schweitzer e Barão de Mauá e os colégios estaduais República Oriental do Uruguai e Arthur Ribeiro de Macedo e que será apresentado de 17 de dezembro de 2009 a 7 de janeiro de 2010, no Palladium Shopping Center, Espaço Cultural do Piso L4.
.
A exposição das fotos produzidas pelos alunos é aberta ao público, com visitação gratuita. O objetivo do projeto é muito mais do que ensinar a fotografia e, sim, “transformar o olhar para transformar a vida”. Ribeiro explica que foram estimulados os sentidos dos estudantes que aprenderam técnicas básicas de fotografia. Eles foram levados a refletir e expressar sua criatividade sobre temas do cotidiano, por isso, as fotografias selecionadas para compor as exposições registram mais do que o olhar dos estudantes, muitas vezes, registram sua alma. “São fotografias que expressam, com muita riqueza, a sensibilidade e os interesses de cada estudante”, afirma Silvio Ribeiro, que garante ter descoberto talentos incríveis entre os alunos.
.
Para a diretora da Escola Albert Schweitzaer, Eliane Meduna, essa é uma oportunidade de revelar novos talentos. “Já conhecemos o potencial dos nossos alunos a produção de textos e oralidade. Agora, acredito, vamos revelar talentos também na arte da fotografia”, diz.
.
Lançado em 2009, o projeto “Ver e Pensar Fotografia” realiza oficinas teoricas e atividades práticas, promovendo, ao final do período, uma exposição fotográfica como os melhores trabalhos. O projeto é desenvolvido pelo 5.6 Núcleo de Fotojornalismo e Estudos Avançados da Imagem e pelo Instituto RPC – Rede Paranaense de Comunicação e Responsabilidade Social. A exposição tem o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e com o patrocínio do Grupo Positivo, Volvo, Monsanto Imagine, Sinepe/PR e Norske Skog.
Sem comentários:
Enviar um comentário