Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 1 de junho de 2020

Crianças no Bairro Azul, em Setúbal

* Victor Nogueira




foto victor nogueira -- crianças no bairro azul da belavista, em setúbal

Nas minhas deambulações em Portugal não poucas pessoas, especialmente crianças, me pedem para fotografá-las. Na maioria dos casos dava-lhes posteriormente as cópias indo a casa delas ou enviando pelo correio. embora neste caso nunca me acusassem a recepção. Mas havia adultos que pretendiam apenas ser fotografados, como se daquele modo ficasse o registo para a eternidade.

Esta é uma das fotos de que gosto imenso. O olhar fixo na câmara, de expectativa, o alheamento total de tudo o resto, o gesto como que protector da miúda relativamente à criança central... 

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

C Manuel B Teixeira Fotografar crianças hoje está complicado!!!

Victor Nogueira Quando ando nas minhas deambulações há adultos e crianças que me pedem para fotografá-los. As crianças normalmente pediam-me que lhe desse uma cópia depois (era o tempo das analógicas), mas os adultos queriam apenas que as fotografasse, como se isso fosse a possibilidade de "viverem" eternamente. Mas esta foto já é muito antiga e de há muito que, salvo adultos, não me pedem para serem fotografados

C Manuel B Teixeira  agora há o pânico da pedofilia, dos raptos, etc e tal!! Todos têm medo de tudo e de todos!! Um indivíduo com uma câmera na mão é uma ameaça, sentem se sempre desconfiados e inseguros!!

Victor Nogueira Pois. Há uns dois ou três anos um miúdo pediu-me para fotografá-lo, e ficou felicíssimo. Entretanto apareceu a mãe dele reclamando que eu não pedira licença a ela, que havia muita malandrice, que não me conhecia, ameaçando chamar o pai da criança. Disse-lhe que apagaria as fotos e ficou-me de emenda. Outrora mesmo que as mães estivessem presentes não levantavam problemas e depois ia levar-lhes cópias das fotos. Mas gosto muito desta, da expressividade das crianças, suspensas do "disparo" .

Embora procure nas fotos de rua apanhar as pessoas de modo não identificável, nem sempre o consigo, por vezes surgem inopinadamente, mas não sinto esse "medo" quando sabem que ficaram na foto, pois prosseguem a sua caminhada, indiferentes.

C Manuel B Teixeira  eu deixei de fotografar pessoas, fiquei farto!! Agora todos descobriram que têm todos direitos de privacidade da sua imagem, ficaram muito ciosos!!!


Sem comentários: