Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 8 de junho de 2020

O Farol do Cabo Carvoeiro, em Peniche

* Victor Nogueira

foto victor nogueira - farol do Cabo Carvoeiro (Peniche)

Cabo Carvoeiro - De Peniche seguimos para o Cabo Carvoeiro, zona rochosa e alcantilada, com um farol e um Santuário, o da Nossa Senhora dos Remédios, ermida com interior azulejado e adro espaçoso. As rochas dispõem-se em estratos, inclinados, formando um efeito insólito. Do alto da penedia, lá em baixo, as traineiras parecem de brinquedo. Destacado, um penedo estratificado, conhecido como Nau dos Corvos.

O Santuário, erguido num descampado ventoso, é pobre, sem monumentalidade. Defronte, um terreiro, ladeado de casas, algumas das quais serviriam para albergar os peregrinos. Para a Igreja entra-se através dum pátio murado, interior, a um nível inferior. Ao longo do caminho para o santuário encontram-se as estações da via sacra. (Notas de Viagem, 1997.07.07)

~~~~~~~~~~
Segundo a Wikipedia «O Farol do Cabo Carvoeiro faz parte do grupo de seis faróis mandados edificar pelo Alvará pombalino de 1 de Fevereiro de 1758 que criou o Serviço de Faróis em Portugal. Entrou em funcionamento em 1790, sendo um dos mais antigos da costa portuguesa.

O farol situa-se a uma altitude de 57 metros acima do nível do mar, e tem uma altura de 27 metros. A sua luz tem um alcance de, aproximadamente, 15 milhas náuticas.»

Sem comentários: