Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 15 de junho de 2020

O Facho da Árvore, em Vila do Conde



«O Facho de Árvore ou marca de enfiamento da barra do Ave, é a marca posterior do primeiro enfiamento da barra de Vila do Conde, na foz do Rio Ave, localizado junto da estrada nacional (EN 13) na freguesia de Árvore, Vila do Conde. O enfiamento é ainda constituído pelo Farol de Azurara, a cerca de 800 m a oeste, num pinhal junto ao parque de campismo e pelo Farolim de Azurara, a cerca de 1 050 m mais a oeste, junto à praia. Localiza.se na Rua N. Sra do Souto, na confluência com a Rua nº 4. O Acesso faz-se pela Rua do Soudo, 5 ou pela EN 13.


A data provável de edificação será os finais do século XVI. Não possuindo valor arquitectónico assinalável, suscita, contudo, grande interesse pela sua raridade, tornando-se, com o Farol de Azurara, um conjunto único no litoral português. Juntamente com outros elementos arquitectónico conspícuos na paisagem, o desaparecido coruchéu da torre da Igreja de São Francisco de Azurara, e a cartela sobre a porta principal da Igreja de Santa Maria de Azurara, destinava-se a indicar o alinhamento da entrada da barra de Vila do Conde. Da designação de facho, talvez se possa inferir que inicialmente seria colocado neste local qualquer fonte luminosa à custa do fogo.» (Wikipedia)

O Facho da Árvore, actualmente desactivado, é uma construção em granito, com forma piramidal, sendo a face virada a oeste revestida de azulejos brancos, o que permite uma boa visibilidade a longa distância ao  reflectir a luz solar e a claridade do dia. No remate triangular está a lâmpada que foi do farol.

Fotos na Wikipedia e em Facho de Árvore - Visitar Portugal

VER

21 - Faróis na Póvoa de Varzim e Facho da Árvore

Sem comentários: