Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

domingo, 21 de junho de 2020

Santuários 12 - Nossa Senhora da Conceição, em Ferreira do Alentejo

* Victor Nogueira


«De fachada discreta, de barras azuis, a Igreja de Nossa  Senhora da Conceição, outrora designada Ermida de São Pedro, alberga a pequena e misteriosa imagem de Nossa Senhora da Conceição que, teria acompanhado Cristóvão Estribeiro, fidalgo da terra, numa das viagens em que este acompanhou Vasco da Gama à Índia. Foi este Santuário local de grandes romarias. O seu arco cruzeiro é revestido por um painel de azulejos único na Península Ibérica, datável do Século XVII.»
FERREIRA DO ALENTEJO - Vila de casas solarengas, onde se destaca a Capela de Santa Maria da Madalena ou do Calvário, única no mundo, tendo externamente a configuração duma redoma; o hemisfério superior apresenta pedras salientes, contrastando com a alvura das paredes. Monte que afinal é uma capela a caminho de Beja, à beira da estrada com o seu forno do pão, no exterior, que afinal é a capela-mor, perto dum restaurante de beira estrada onde se anuncia a sopa de pedra. (Notas de Viagem, 1997)

De Setúbal para Beja (Salvada) ou Moura (Santo Amador) e regresso, a passagem por esta vila era obrigatória.










Capela do Calvário (anos '80 e 1998.09.07)





O Monte que afinal é a Ermida de São Vicente na herdade da Quinta de São Vicente. «A ermida está situada junto à Estrada Nacional 121, distando cerca de 2,5 Km da vila de Ferreira do Alentejo, nos terrenos da antiga Herdade de São Vicente, tendo nas proximidades a quinta com o mesmo nome.


O edifício é composto por uma nave longitudinal com uma capela-mor adossada, de forma quadrangular, cuja entrada se faz por um arco redondo.O estilo da capela-mor, de forma quadrada e encimada por uma cúpula semi-circular, é normalmente conhecido como Kubba, sendo considerado um legado da presença muçulmana em Portugal.

A referência mais antiga à Ermida de São Vicente é no foral manuelino de 1516, embora o edifício tenha provavelmente sido construído um pouco mais tarde,cerca de meados do Século XVI.» (Wikipedia)

Sem comentários: