Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Mulheres que dedicam a vida em busca do conhecimento



Cientistas lusófonas apresentam exposição de fotografia

Ciência Hoje - 2010-01-26
.

Niéde Guidon

Imagens do mundo, da arqueóloga brasileira Niède Guidon e da epidemiologista guineense Amabélia Rodrigues, captadas pelas objectivas de Joana Barros, da Associação Viver a Ciência (VAC) e Juliano Gouveia (premiado fotógrafo brasileiro), vão estar em exposição na Ler Devagar/Arthobler, na LX Factory, em Lisboa, entre 4 de Fevereiro e 7 de Março de 2010.



As 54 fotografias em exposição mostram diferentes culturas e desafios de mulheres que
escolheram dedicar as suas vidas à busca de conhecimento. Niéde e Amabélia são duas das dez cientistas lusófonas cujas histórias foram reunidas no livro «Vidas a Descobrir». Um projecto da VAC em parceria com vários escritores, jornalistas e fotógrafos lusófonos, que tem como objectivo romper com estereótipos associados a cientistas.

Amabélia Rodrigues

As fotografias apresentadas nesta exposição foram captadas em 2007 e 2008 por Joana Barros e pelo fotógrafo brasileiro Juliano Gouveia, na Guiné-Bissau e no Estado brasileiro do Piauí, respectivamente. A venda das fotografias reverte a favor de projectos da Associação Viver a Ciência.

http://www.viveraciencia.org/


Sem comentários: