Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Prestes a ser demolido, estádio recebe 197 mulheres de biquíni

Brasil 2014

Terra - Sábado, 23 de janeiro de 2010, 23h05  Atualizada às 14h46


Juliana Michaela
Direto de Cuiabá
Juliana Michaela/Especial para Terra

Mulheres participaram de um ensaio fotográfico no Verdão
 
Cento e noventa e sete mulheres com trajes de banho participaram de um ensaio fotográfico na tarde deste sábado, no Estádio Verdão, em Cuiabá (MT). O local será demolido para a construção de uma nova arena para a Copa de 2014.
.
O registro conquistou o recorde segundo o RankBrasil, por ter 197 mulheres em um ensaio fotográfico longe da praia - Cuiabá está distante mais de 1,5 mil km. A distância da capital do Mato Grosso, situada no Centro Geodésico da América do Sul, para as cidades litorâneas como Rio de Janeiro (RJ) e Florianopolis (SC) é de 2 mil km. Já para Salvador é de 2,6 mil km.
.
As mulheres das mais variadas idades e tipos físicos chegaram ao estádio por volta das 14h, onde a sensação térmica era mais de 35 ºC. Elas ficaram mais de uma hora no campo e se posicionaram em um local onde foi escrito Cuiabá - 2014. O registro fotográfico ocorreu às 16h, com o fotografo paranaense Tchello Caramori posicionado a uma altura de mais de 55 m, em uma escada do Corpo de Bombeiros.
.
A intenção era registrar 2014 mulheres em trajes de banho no Verdão. "Não conquistei o recorde que desejava, mas acredito que a mulher de Cuiabá não tem tradição de se expor em trajes de banho, como as mulheres que vivem à beira mar. Acredito que isso assustou um pouco", disse Caramori, que desafiou um fotógrafo australiano ¿ responsável por registrar mais de 1010 mulheres de biquíni em Sydney, na Austrália.
.
Para a aposentada Neiza Leite, 60 anos, o ensaio é para ter uma recordação do estádio que será demolido. "Eu adorei participar. Agora vamos ver como é que vão sair as fotos. Não tive a primeira e a segunda infância, agora na terceira idade estou aproveitando", disse. Sobre as críticas pelo fato de estar de biquíni, ela afirmou que não fez nada de errado. "Deixa o povo falar, conquistei até um bronzeado hoje", brincou.
.
Já a estudante, Daniela Faiela, 20 anos, disse que decidiu ir ao estádio só para assistir, mas terminou participando do ensaio. "Foram buscar o meu biquíni na minha casa. Eu estou achando maravilhoso estar aqui e estaremos na história, pois o estádio será demolido depois", declarou.
.
Especial para Terra
.


Colaborou com esta notícia a internauta Janaina Benicio, de Cuiabá (MT), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.
.

vc repórter
.

vc repórter: ensaio reúne 197 mulheres no Verdão, em MT

Janaina Benicio/vc repórter
Janaina Benicio
Cuiabá, 23/01/2010
.
Cento e noventa e sete mulheres com trajes de banho participaram de um ensaio fotográfico na tarde deste sábado, no Estádio Verdão, em Cuiabá (MT) » Leia mais
.

.
.

Sem comentários: