Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

"Olhar e Memória" Os arquivos fotográficos Casasola



"Olhar e Memória"
Os arquivos fotográficos Casasola
 México 1900-1940
.
Esta exposição é organizada pela União Latina e o Istituto Italo-Latino Americano em Roma, em parceria com o Consejo de Promoción Turística de México, a Cucaracha, Restaurante mexicano e Ali Cargo, expedições internacionais, Roma. A exposição foi produzida por Canopia Gestión Cultural (Espanha), em colaboração com o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH), e a Secretária de Relações Exteriores.
.
Estas fotografias excepcionais que constituem os Arquivos Fotográficos Casasola provêm do fundo de arquivos mais importante do México, o dos irmãos Casasola.
.
O Fundo Casasola, olhar sobre a história faz parte das colecções que mais alimentaram ado o imaginário colectivo dos Mexicanos do século XX. Os seus instigadores, Agustín e Miguel Casasola, assinam com este impressionante acervo um capítulo inteiro da história da fotografia no México.
.

Os pioneiros da foto reportagem no México e na América Latina. Suas fotografias sobre a Revolução mexicana continuam a ser as mais famosas. Mas os irmãos Casasola fotografaram igualmente burgueses, gente do povo, artesões, trabalhadores, figuras da rádio e do teatro...
.
Em resumo, todos os actores da sociedade e do quotidiano post-revolucionários.
.
"Olhar e Memória" 8 temáticas.  92 fotografias, escolhidas com cuidado por Ortiz Monasterio, e divididas por temas: a paz porfiriana, a guerra revolucionária, os ofícios, a modernidade, a águia e a serpente, a noite, a justiça, as celebridades.
.

Origem da exposição. Um livro, publicado nas edições Turner em espanhol esteve na origem desta exposição. As imagens são comentadas por Pablo Ortiz Monasterio, ele mesmo fotógrafo de renome.
.
Expositions
Istituto Italo-Latino Americano, Rome, Italie, 2006
Fondazione Casa America, Gênes, Italie, 2006
Biarritz, France, 2005
Paris, France, 2005
.
.

Obras


Celebração da queda do General Díaz e o triunfo de Francisco I. Madero
O altivo proprietário de fazenda Arcádio Lara. Cidade de México
Francisco I Madero chega ao Palácio Nacional escoltado pelos cadetes do Colégio Militar, México D. F.
Tropas de Francisco Madero entram a galope num povoado

Archivo fotográfico Casasola
Celebração da queda do General Díaz e o triunfo de Francisco I. Madero
Archivo fotográfico Casasola
O altivo proprietário de fazenda Arcádio Lara. Cidade de México
Archivo fotográfico Casasola
Francisco I Madero chega ao Palácio Nacional escoltado pelos cadetes do Colégio Militar, México D. F.
Archivo fotográfico Casasola
Tropas de Francisco Madero entram a galope num povoado

Descarrilamento do comboio
Senhor Carothers, Cónsul americano, e Emiliano Zapata em Xochimilco, México D. F.
Destacamento de Los Rurales à cavalo rumo a Aguascalientes, México D. F.
Francisco Villa e Emiliano Zapata no Palácio Nacional, México D. F.

Archivo fotográfico Casasola
Descarrilamento do comboio
Archivo fotográfico Casasola
Senhor Carothers, Cónsul americano, e Emiliano Zapata em Xochimilco, México D. F.
Archivo fotográfico Casasola
Destacamento de Los Rurales à cavalo rumo a Aguascalientes, México D. F.
Archivo fotográfico Casasola
Francisco Villa e Emiliano Zapata no Palácio Nacional, México D. F.

Vida quotidiana no Zócalo da Cidade de México
Orquestra da Escola Nacional de Cegos, México D. F.
Homem atravessando uma estrada, México D. F.
Tina Modotti fazendo a reconstituição do crime de Julio Antonio Mella com a polícia

Archivo fotográfico Casasola
Vida quotidiana no Zócalo da Cidade de México
Archivo fotográfico Casasola
Orquestra da Escola Nacional de Cegos, México D. F.
Archivo fotográfico Casasola
Homem atravessando uma estrada, México D. F.
Archivo fotográfico Casasola
Tina Modotti fazendo a reconstituição do crime de Julio Antonio Mella com a polícia

César Augusto Sandino
Mulher detida, México D. F.
Mulher soldado
Jovens detidos no Cácel de Belén, México D. F.

Archivo fotográfico Casasola
César Augusto Sandino
Archivo fotográfico Casasola
Mulher detida, México D. F.
Archivo fotográfico Casasola
Mulher soldado
Archivo fotográfico Casasola
Jovens detidos no Cácel de Belén, México D. F.

O chefe revolucionário Emiliano Zapata
Agustín Lara, pianista e compositor com Ana Maria Fernández. Cidade de México
Graciela de Lara, uma das muitas mulheres do espectáculo. Cidade de México
O sequestro de uma criança, Cidade de México

Archivo fotográfico Casasola
O chefe revolucionário Emiliano Zapata
Archivo fotográfico Casasola
Agustín Lara, pianista e compositor com Ana Maria Fernández. Cidade de México
Archivo fotográfico Casasola
Graciela de Lara, uma das muitas mulheres do espectáculo. Cidade de México
Archivo fotográfico Casasola
O sequestro de uma criança, Cidade de México

O pintor Diego Rivera na cabeça do cortejo fúnebre de Julio Antonio Mella
Laboratório de Criminologia Identificação. Cidade de México

Archivo fotográfico Casasola
O pintor Diego Rivera na cabeça do cortejo fúnebre de Julio Antonio Mella
Archivo fotográfico Casasola
Laboratório de Criminologia Identificação. Cidade de México
.
.

 



Sem comentários: