Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

sábado, 23 de janeiro de 2010

Fraude Fotográfica

Prémio Veolia BBC Wildlife
.

Retirado galardão a espanhol que tinha ganho maior prémio mundial de fotografia de natureza


.
Público - 22.01.2010 - 18:44 Por Ana Machado

 .
Uma fotografia de um lobo, alegadamente selvagem, a saltar uma cerca ao fim do dia, deu o primeiro prémio Veolia BBC Wildlife 2009, uma espécie de Nobel da fotografia de natureza, ao fotógrafo espanhol José Luis Rodríguez. Mas final nem o lobo era selvagem nem o local referido era verdadeiro. Foi tudo encenado. O júri do prémio retirou-lhe o galardão.
Esta foi a fotografia premiada  
.
Esta foi a fotografia premiada (DR)

 .

José Luiz Rodriguez é um afamado fotógrafo da natureza espanhol, com provas dadas desde a década de 1970. Mas isso não evitou que caísse na tentação de montar uma encenação com um lobo treinado, chamado Ossian, que normalmente é chamado a protagonizar cenas com lobos em filmes e documentários, e que mora na reserva zoológica da Cañada Real, nos arredores de Madrid e não em Ávila, onde o autor da fotografia afirmava que o tinha apanhado.
.
O fotógrafo nega as acusações, mas isso não dissuadiu o júri do prémio, atribuído pelo Museu de História Natural de Londres e pela revista da BBC Vida Selvagem. Conta o diário espanhol “El Mundo” que a Cañada Real se dispôs a colaborar na investigação, assim que esta semana foi conhecido o assunto. E confirma que o fotógrafo mantém uma relação antiga com a reserva. O mesmo não se passa com o principal biólogo da reserva, José España, responsável pelos lobos, e que, segundo conta o jornal, não atende o telefone.
.
Quando recebeu o prémio em Outubro, Rodríguez afirmou que sonhava há muitos anos com aquela imagem e que até já a tinha desenhado em cadernos de esboço. Afirmou ainda que a fotografia tinha sido tirada com recurso a raios infravermelhos e que ele não estava presente: “É a minha fotografia de sonho”, disse então.
.
.

Sem comentários: