Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Fotos pioneiras de cristais de neve vão à venda em Nova York

Resultados de imagens para Wilson A. Bentley

 

O Estadão.com.br - sexta-feira, 22 de janeiro de 2010, 08:21 | Online
.
Imagens foram realizadas pelo fazendeiro Wilson A. Bentley entre os séculos 19 e 20.
.
Dez fotografias pioneiras de cristais de neve, realizadas entre os séculos 19 e 20 pelo fazendeiro americano Wilson A. Bentley, foram colocadas à venda em Nova York.
.
Bentley, nascido em 1865 no Estado americano de Vermont, é tido como a primeira pessoa a conseguir fotografar os cristais microscópicos, tendo realizado milhares de imagens ao longo de sua vida, entre os anos de 1883 e 1931.
.
A venda de suas fotos, durante uma feira de antiguidades organizada pelo Museu de Arte Folclórica Americana, é considerada um evento raro por especialistas.
.
Sua técnica de microfotografia envolvia o uso de uma câmera fotográfica acoplada a um microscópio.
.
Método moderno
.
Para o fotógrafo especializado em flocos de neve Kenneth G. Libbrecht, as fotos não se enquadram nos padrões modernos por causa do "equipamento rústico" usado por Bentley.
.
"Mas ele realizou as fotos tão bem que praticamente ninguém mais se interessou em fotografar flocos de neve por quase cem anos", disse.
.
Segundo Libbrecht, o método que Bentley usava para selecionar um único cristal de gelo ainda é o mesmo utilizado hoje em dia.
.
"Você deixa o cristal cair sobre uma superfície de cor escura e aí usa um fino palito para colocar esse cristal sobre uma lâmina de vidro", explicou.
.
Carl Hammer, dono de uma galeria de arte em Chicago e proprietário das fotos colocadas à venda, reconheceu que por causa da idade, elas trazem imperfeições.
.
"Mas as fotografias são impressionantemente bonitas", afirmou.
.
Bentley, que também era conhecido como o "Homem-Neve", morreu em 1931, após pegar pneumonia por causa de uma tempestade, e semanas depois da publicação de seu livro, Snow Crystals ("Cristais de Neve").
.
.
BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
.
.

.
.
Ícone de canal

AreAmazing
25 de Janeiro de 2007
.
Step back in time to learn about the man who taught us that "no two snowflakes are alike." We travel to Jericho, Vermont to recreate the life of a simple, self educated farmer that took amazing pictures of snowflakes (still found on many products today) and after decades of work, became known the world over as the "Snowflake Man."

Visit http://SnowFlakes.AreAmazing.com for more amazing facts about snowflakes.
.
.

"The Snowflake Man" (a short film about Wilson Bentley)

.

.
.
Ícone de canal

chucksmithNYC
24 de Dezembro de 2009
A short documentary by Chuck Smith about Wilson A. Bentley (1865-1931), the first man to ever photograph a snowflake.  
.
.

Sem comentários: