Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quinta-feira, 2 de julho de 2020

Setúbal - quiosque em frente ao Hotel Esperança

foto victor nogueira - quiosque em frente ao Hotel Esperança, na Avenida Luísa Todi, em Setúbal. (2020.06.28)

Há muitos anos atrás o Hotel e o Café Esperança foram objecto de profundas obras de remodelação. Este último manteve a barbearia existente no piso térreo mas a tabacaria foi deslocada para o passeio, onde se manteve. A "originalidade" deste quiosque e abrir-se ao meio, servindo o interior das suas portadas de expositores. 

Houve um outro quiosque junto ao Mercado da Conceição, explorado pelo Américo e pela Lizete, onde comprava os jornais e cavaqueava, mas esse há muito desapareceu. 

Fui em busca de três outros quiosques, para nova sessão fotográfica, mas dois deles já não existem: o da Avenida Alexandre Herculano (junto ao IANT), e o do Jardim do Quebedo. Um dia destes verei se ainda existe o da Rua Alves da Silva.

Os dois últimos que refiro terem desaparecido, ainda se podem ver no Google Maps, embora de todos eles deva ter fotos antigas, ainda não localizadas no meu lento trabalho de catalogação e de indexação de dezenas de milhares de fotos de décadas de vida e "peregrinação".


(pormenor da foto cima)     

Sem comentários: