Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 27 de julho de 2020

O jeep dos nogueira da silva


* Victor Nogueira


Este jipe foi "montado" pelo meu pai a  partir do chassis dum automóvel, Foi contemporâneo da carrinha  Austin Mini Cooper  e pelas fotos acompanhou-nos nas vivendas alugadas onde morámos nos Bairros do Maculusso e de S. Paulo, mas já não quando nos mudámos para a Praia do Bispo, cerca de 1956. Lembro-me de assistir à "montagem" da carroçaria mas se não fossem as fotos não me recordaria do seu aspecto.. Pensando bem, talvez tivesse sido este e  não o Mini Cooper o primeiro carro dos Nogueira da Silva.

Na foto  em cima no Bairro do Maculusso, Rua Frederico Welwitsch



Na cerca de Direcção Provincial de Obras Públicas. Creio que a janela à direita era o gabinete do meu pai e à esquerda a secretaria do Serviço de Armazéns por ele chefiado.


No Bairro de S. Paulo, Rua Bernardim Ribeiro


Creio que esta foto é no Bairro do Cruzeiro, onde moravam colegas do meu pai e amigos da família. O bairro do Cruzeiro, na Cidade Alta, e o da Praia do Bispo, à beira-mar, eram destinados aos funcionários públicos.

Sem comentários: