Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

terça-feira, 28 de julho de 2020

o Citroen ID 19 de matrícula APG - 06 - 50, mas não só

* Victor Nogueira


Este foi o sucessor da Morris Minor e terminou a vida como sucata. Vindo de Angola aquando da independência, com ele o meu pai sofreu um acidente rodoviário na zona de Belém, em Lisboa, enfeixando-se num carro, ficando irrecuperável. Com ele viajavam uma amiga e os netos, o Rui e a Susana. Aparentemente nada tendo sofrido, estava todo descontraído no banco de urgência quando um médico ao passar, olhou para ele e disse qualquer coisa como "Este homem vai já para o bloco operatório". Apercebera-se que o meu pai tinha uma hemorragia interna e se não tivesse sido imediatamente operado ter-se-ia esvaído em sangue. Os netos nada sofreram mmas a amiga, que viajava no banco da frente, ficou com o rosto ferido pelos estilhaços do para brisas. Em Angola a matrícula era APG - 06 - 50, mas não fixei a que lhe foi atribuída ao fazer o registo em Portugal.  Na 1ª foto vê-se um jeep Land-Rover, mas não tenho qualquer ideia de termos tido um.


Na Praia do Bispo





A caminho de Malange e das Quedas de Calandula (então chamadas do Duque de Bragança)

Num piquenique



Com as filhas do Engº Araújo, a mais velha chamada Vitória

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Após o carro acima referido o meu pai em Portugal teve vários automóveis comprados em 2ª mão, de várias marcas e modelos, como Citroen ID 19, Renault 4 e Renault 5,  Da maioria desses carros não há registo fotográfico, salvo os que se seguem.



Algures


Em Paço de Arcos - Presumo que à direita esteja o Ford Fiesta 25 - 29 - CX



Em Carcavelos


Em Paço de Arcos





Sem comentários: