Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Três exposições comemoram dia do fotógrafo na Biblioteca Pública -

Cultura

09/08/2010 11:58

Três exposições na Biblioteca Pública do Paraná marcam o Dia do Fotógrafo, que será comemorado no próximo dia 19. A primeira é “Fandango do Paraná: Olhares”, do fotógrafo Carlos Roberto Zanello de Aguiar, o Macaxeira, que segue em cartaz até a próxima segunda-feira (16), no hall térreo. Até o dia 30 ficará aberta, no segundo andar, a exposição “De composições”, com ilustrações de Daniel Marques da Cruz, organizadas por Christiane e Mariane Gioppo. E “Curitiba mais ou menos” é tema de Mário Augusto, que será aberta no dia 19.

A exposição de Macaxeira, com textos de Edival Perrini, reúne registros sobre o fandango do litoral parananense. O material é a base do livro “Fandango do Paraná: olhares”. Na apresentação, Perrini fala “da importância do trabalho fotográfico, incluindo acervo de 20 anos, que documenta a cultura popular do litoral no seu fazer artesanal e na sua manifestação artística”. Ele diz, ainda, que “estes olhares sobre o fandango do Paraná pretendem despertar a curiosidade, estimular a busca e colocar à disposição de mais pessoas o acervo que se esconde dentro do fandango. Talvez o seu olhar sobre os nossos olhares possa servir de alavanca para que as pessoas sintam orgulho de suas raízes e busquem o prazer de preservá-las”.

Ilustrações - Christiane e Mariane Gioppo organizaram a exposição de fotografias de fungos e ilustrações originais do livro Decompondo o Saci, que faz parte de um conjunto de atividades executadas de 2007 até o ano passado na Universidade Federal do Paraná (UFPR). A mostra reúne 15 fotos coloridas de fungos (essencialmente cogumelos e orelhas-de-pau). As pinturas com ilustrações do livro são a óleo com pó de mármore sobre base de MDF. Todas as ilustrações compõem as páginas e a capa do livro.

Serviço: Exposição: Fandango do Paraná: olhares


Data: 04 a 16 de agosto

Local: Hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná – Rua Cândido

Lopes, 133



Exposição: De composições

Data: 09 a 30 de agosto

Local: Hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná



Exposição: Curitiba mais ou menos

Data: 19 a 31 de agosto

Local: Hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná

.

Sem comentários: