Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Três exposições comemoram dia do fotógrafo na Biblioteca Pública -

Cultura

09/08/2010 11:58

Três exposições na Biblioteca Pública do Paraná marcam o Dia do Fotógrafo, que será comemorado no próximo dia 19. A primeira é “Fandango do Paraná: Olhares”, do fotógrafo Carlos Roberto Zanello de Aguiar, o Macaxeira, que segue em cartaz até a próxima segunda-feira (16), no hall térreo. Até o dia 30 ficará aberta, no segundo andar, a exposição “De composições”, com ilustrações de Daniel Marques da Cruz, organizadas por Christiane e Mariane Gioppo. E “Curitiba mais ou menos” é tema de Mário Augusto, que será aberta no dia 19.

A exposição de Macaxeira, com textos de Edival Perrini, reúne registros sobre o fandango do litoral parananense. O material é a base do livro “Fandango do Paraná: olhares”. Na apresentação, Perrini fala “da importância do trabalho fotográfico, incluindo acervo de 20 anos, que documenta a cultura popular do litoral no seu fazer artesanal e na sua manifestação artística”. Ele diz, ainda, que “estes olhares sobre o fandango do Paraná pretendem despertar a curiosidade, estimular a busca e colocar à disposição de mais pessoas o acervo que se esconde dentro do fandango. Talvez o seu olhar sobre os nossos olhares possa servir de alavanca para que as pessoas sintam orgulho de suas raízes e busquem o prazer de preservá-las”.

Ilustrações - Christiane e Mariane Gioppo organizaram a exposição de fotografias de fungos e ilustrações originais do livro Decompondo o Saci, que faz parte de um conjunto de atividades executadas de 2007 até o ano passado na Universidade Federal do Paraná (UFPR). A mostra reúne 15 fotos coloridas de fungos (essencialmente cogumelos e orelhas-de-pau). As pinturas com ilustrações do livro são a óleo com pó de mármore sobre base de MDF. Todas as ilustrações compõem as páginas e a capa do livro.

Serviço: Exposição: Fandango do Paraná: olhares


Data: 04 a 16 de agosto

Local: Hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná – Rua Cândido

Lopes, 133



Exposição: De composições

Data: 09 a 30 de agosto

Local: Hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná



Exposição: Curitiba mais ou menos

Data: 19 a 31 de agosto

Local: Hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná

.

Sem comentários: