Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Olhares em preto e branco

CULTURA & LAZER

Olhares em preto e branco

quinta-feira, 26 de agosto de 2010 7:03

Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC


Mostrar quantos diferentes pontos de vista podem existir ao nosso redor. Esse é o objetivo da exposição Diversidade de Olhares, que abre hoje ao público na sede da Aciscs (Associação Comercial e Industrial de São Caetano). As imagens podem ser vistas até o dia 18 e a entrada é franca.
.
O acervo faz parte de obras de associados do Fotoclube ABCClick, grupo que conta com participação de profissionais e amadores da fotografia de diferentes localidades do Grande ABC. "Pegamos um tema livre, de inspiração coletiva. É algo bem amplo para que não houvesse restrições", explica Ailton Tenório, um dos sócio-fundadores do fotoclube. "Temos imagens abstratas, cenas do cotidiano, natureza e detalhes de regiões, entre outras tantas possibilidades".
.
Destaque para a presença de trabalhos que foram selecionados para 26ª Bienal Brasileira de Arte Fotográfica em Preto em Branco, ocorrida em junho em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.
.
Um deles é Admirável Mundo Novo, de Érico Marques, de São Bernardo. Ele utiliza de muita sensibilidade para transformar em arte o simples olhar de uma criança.
.
Quem também teve seu talento exposto em Caxias do Sul foi Sueli Mozeika, de São Caetano. Em Subindo às Alturas, é possível perceber o belo jogo de sombras entre uma árvore e o céu.
.
A bienal deste ano contou com inscrição de mais de 2.000 fotografias enviadas de diversas regiões do Brasil. Um corpo de júri formado por especialistas da área foi responsável pela seleção dos participantes.

Um total de 56 imagens de 14 autores foi enviado pelo Fotoclube ABCClick para a bienal. Como nem todas foram selecionadas, escolheram as duas melhores de cada para apresentarem em Diversidade de Olhares. Será possível encontrar obras de Luiz Gimenez, Marco Mandarino, Clotilde Ramim, Soraia Ciolfi, Juan Ibkcho, Claudio Galarrasa, João Golovatei, Rosane Pires, Anderson Castellanos, João Santiago, Alexander Potas e Sueli Almeida, além de trabalho de Ailton Tenório.

Diversidade de Olhares - Exposição fotográfica. Na Aciscs (Associação Comercial e Industrial de São Caetano) - Rua Amazonas, 318. Tel.: 2888-3400. Visitação a partir de hoje, de seg. a sex, das 9h às 18h. Grátis. Até dia 18.
.
.

1 comentário:

Ailton Tenório disse...

Para quem quiser saber mais sobre o ABCclick, acesse o site do fotoclube: www.abcclick.com.br
Venha fazer parte desse grupo também!