Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

domingo, 1 de agosto de 2010

Fotógrafo da Gazeta de Alagoas tem fotografia em livro nacional

29.07.2010 | 18h28 - Gazeta de Alagoas
Ricardo Ledo foi um dos 90 selecionados para participar de coletânea de fatos relevantes de 2009
  Gazetaweb - Gabriela Moreira 
.
.
O que fazer com uma seleção de fotos publicadas pela imprensa em todo o Brasil? Um livro. Foi essa a ideia da revista Fotografe Melhor para homenagear profissionais que eternizam diariamente a efemeridade. Ricardo Ledo - fotógrafo da Gazeta de Alagoas - e Ailton Cruz - fotógrafo da Secom/AL - são os únicos alagoanos a participar da segunda edição do livro 'O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro', lançado pela Editora Europa. O projeto foi coordenado por Juan Esteves, fotógrafo e crítico de fotografia, com o objetivo de transformar os fatos marcantes e relevantes do ano de 2009 em um documento histórico e fotográfico. Para a seleção, editores de fotografia de todo o país enviaram os melhores trabalhos realizados pelos fotógrafos de suas redações.
Dentre os profissionais participantes da seleção, apenas 90 tornaram suas fotografias parte de uma obra de 200 páginas. “A fotografia é resultado de sorte, talento e tino. Por isso, é sempre uma honra e um prazer ter um trabalho reconhecido e eternizado em um livro”, disse Ricardo Ledo.

Sem comentários: