Macworld 2010 – Aperture 3
Quando a Apple Store Online saiu do ar, todos esperavam uma atualização dos MacBooks Pro, já com os novos processadores da Intel lançados na CES 2010. Mas a Apple resolveu liberar um update para o seu programa de fotografia, o Aperture, que há muito tempo não era atualizado.
.
A nova versão do aplicativo, segundo a Apple, recebeu mais de 200 inovações, algumas delas já presentes no iPhoto ‘09, como Rostos e lugares. A novidade é o Brushes, uma ferramenta para ajustes de pintura em áreas de uma foto e uma série de efeitos visuais que podem ser adicionados a uma imagem com apenas um clique. O programa também pode fazer apresentações (slideshows) usando fotos, música e vídeos em alta definição.
.
.
De acordo com a Apple, o Aperture 3 é indicado tanto para os fotógrafos profissionais que precisam editar e gerenciar uma grande quantidade de imagens como para o amador que acha o iPhoto limitado para edição de fotos.
.
O programa funciona como um organizador de bibliotecas de fotos usando três métodos, Projects (como no iMovie), Rostos (Faces) e Lugares (Places), esses dois incorporados do iPhoto. As ferramentas funcionam igualzinho à do iPhoto, permitindo reconhecer rostos, criando bibliotecas separadas por pessoas, além de organizar imagens a partir de lugares, usando o recurso de geotagging.
.
.
Mas as grandes novidades, segundo a Apple, é o Brushes, que adiciona toques profissionais à uma imagem, como Dodge, Burn, Polarize e Blur, sem a necessidade de camadas ou máscaras, como no Photoshop. Além disso, alguns ajustes pré-determinados aplicam efeitos especiais específicos com apenas um clique. É claro que as novas ferramentas não podem ser consideradas substitutas ao Photoshop, mas para um fotógrafo amador, por exemplo, já é de grande ajuda.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário