Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Macworld 2010 – Aperture 3

Apple » Notícias

Macworld 2010 – Aperture 3

escrito por Sérgio Miranda em 9 de fevereiro de 2010
.
.
Quando a Apple Store Online saiu do ar, todos esperavam uma atualização dos MacBooks Pro, já com os novos processadores da Intel lançados na CES 2010. Mas a Apple resolveu liberar um update para o seu programa de fotografia, o Aperture, que há muito tempo não era atualizado.
.
A nova versão do aplicativo, segundo a Apple, recebeu mais de 200 inovações, algumas delas já presentes no iPhoto ‘09, como Rostos e lugares. A novidade é o Brushes, uma ferramenta para ajustes de pintura em áreas de uma foto e uma série de efeitos visuais que podem ser adicionados a uma imagem com apenas um clique. O programa também pode fazer apresentações (slideshows) usando fotos, música e vídeos em alta definição.
.
Rostos (Faces) no Aperture 3
.
De acordo com a Apple, o Aperture 3 é indicado tanto para os fotógrafos profissionais que precisam editar e gerenciar uma grande quantidade de imagens como para o amador que acha o iPhoto limitado para edição de fotos.
.
O programa funciona como um organizador de bibliotecas de fotos usando três métodos, Projects (como no iMovie), Rostos (Faces) e Lugares (Places), esses dois incorporados do iPhoto. As ferramentas funcionam igualzinho à do iPhoto, permitindo reconhecer rostos, criando bibliotecas separadas por pessoas, além de organizar imagens a partir de lugares, usando o recurso de geotagging.
.
Deixe suas fotos organizadas com o Lugares (Places) no Aperture 3
.
Mas as grandes novidades, segundo a Apple, é o Brushes, que adiciona toques profissionais à uma imagem, como Dodge, Burn, Polarize e Blur, sem a necessidade de camadas ou máscaras, como no Photoshop. Além disso, alguns ajustes pré-determinados aplicam efeitos especiais específicos com apenas um clique. É claro que as novas ferramentas não podem ser consideradas substitutas ao Photoshop, mas para um fotógrafo amador, por exemplo, já é de grande ajuda.
.

.
Com o Brushes e o ajustes pré definidos, ficou mais fácil editar imagens no Aperture 3.
.
Sérgio Miranda é o editor da revista MAC+ e usa produtos da Apple desde 1996.
.

Sem comentários: