Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Estatuária em Setúbal 15 - pasmadinhos e outono no Parque do Bonfim, em Setúbal

 

* Victor Nogueira

A volta foi a cavalo do Fiesta II por Setúbal, com uma perambulação pedreste pelo Parque do Bonfim ao fim dum outonal e cinzento domingo, para desenferrujar o esqueleto e arejar a caixa dos ossos Esquálidas, as árvores atapetavam o solo de folhas outonais, castanhas ou brancas, enquanto pessoas pass(e)avam em grupo ou com os canídeos, pela trela. No parque infantil as crianças brincavam e algumas pessoas jogavam às cartas. Dois petizes (per)corriam o jardim, velozes nas suas bicicletazinhas. O Jardim continua ornamentado por vários conjuntos escultóricos, de que se destacam os Pasmadinhos de Setúbal, por Maria Pó,  esculturas cerâmicas de figuras típicas da região.

O restaurante estava encerrado e no lago apenas vogavam dois ou três cisnes, placidamente, quase imóveis, enquanto um pato branco mirava quem passava. Terminada a volta, verifico que há dois restaurantes agora convertidos em take away abertos e desertos, à espera de clientes, que virão ou não. Na cidade e pelas ruas as iluminações natalícias são "pobrezinhas"


"Pimenteiro", Estádio do Vitória Futebol Clube e Igreja do Bonfim


1º prémio do Concurso Nacional de Escultura em Betão, promovido pela SECIL em 1990, atribuído a Francisco Agostinho  (Parque do Bonfim)





Bebedouro


Pedra de Armas da Vila/Cidade de Setúbal

Pedra de Armas régia


Pasmadinhos de Setúbal - Miss Livramento (Vendedeira)

Pasmadinhos de Setúbal - Descarregador de Peixe


Antiga Escola Industrial e Comercial de Setúbal

Nesta Escola deram aulas o meu tio José João, depois de terminar o curso de Arquitectura e antes de regressar a Luanda, o meu pai, depois da independência de Angola, e eu, após terminar o curso de Sociologia







Pasmadinhos de Setúbal - Luísa Todi



Parque infantil

Pasmadinhos de Setúbal - Bocage


Pasmadinhos de Setúbal - Dona Vinha

Pasmadinhos de Setúbal - Frade Arrábido


Pasmadinhos de Setúbal - Lavadeira de Azeitão

Pasmadinhos de Setúbal - Maria Baía, evocação dos laranjais setubalenses e do doce de laranja


Pasmadinhos de Setúbal - Observador de Pássaros

Pasmadinhos de Setúbal - Vitoriano (VFC)





Pizzaria do Bonfim (quiosque)


O fiel Rocinante

VER

Outono no Parque do Bonfim, em Setúbal


Sem comentários: