Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sábado, 26 de dezembro de 2020

photoandarilhando por Setúbal, num 25 de Dezembro

 * Victor Nogueira

A ideia inicial era fotografar murais recentemente executados, mas saí já tarde e foi ao fim dum gélido dia que pus as rodas do Fiesta II a caminho do Parque Urbano de Albarquel. Aproveitei o cair da noite para perambular pela Luísa Todi e Praça do Bocage, a fim de ver e registar iluminações natalícias. 

Por toda a parte, embora não fossem multidões, grupos ou transeuntes isolados passeavam-se, com ou sem máscara, com especial predominância de jovens. Na Luísa Todo e adjacências havia quem passeasse com os canídeos pela trela. por vezes parando a conversarem enquanto os animais de cheiravam mutuamente. Embora a maioria dos estabelecimentos de restauração esrivessem encerrados, naqueles de portas aberas havia quem abancasse nas esplanadas, apesar do frio gélido e desagradável. Ao contrário do que sucedeu em anos anteriores, este ano não houve o movimentado Marcado de Natal, devido à pandemia. Aberta estava a Igreja de S. Julião, embora nela não tivesse entrado, pois deixara a máscara no Fiesta II e sem ela, nada feito.

Porta de S. Sebastião e Rua Arronches Junqueiro





Parque Urbano de Albarquel






(ruínas de antiga fábrica conserveira de peixe)

Avenida Luísa Todi e Praça de Bocage



 




Árvore Natalícia




(coreto)




(Rua de S. Cristóvão)

(Rua José António Januário da Silva)


Galeria Municipal no edifício do antigo Banco de Portugal



Bebedouro





(Rua Dr. Paula Borba)


(Rua Serpa Pinto)





Estátua de Bocage


Paços do Concelho





(Rua de Bocage)


Moscatel de Setúbal Experience, onde foi o Café Chave de Outo






Igreja de S. Julião














Fotos em 2020.12 25

VER
***

Sem comentários: