Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

terça-feira, 25 de julho de 2017

Setúbal e a Capela do Senhor do Bonfim

* Victor Nogueira

A norte do Parque do Bonfim em Setúbal, a Ermida, inicialmente da invocação do Anjo da Guarda, passou, mais tarde a ter por orago Jesus Cristo sob invocação do Senhor do Bonfim.É uma construção do século XVII, de uma só nave, de paredes revestidas com azulejos da época Joanina, representando cenas do Antigo e Novo Testamento, e boa talha dourada da segunda metade do século XVIII no altar-mor.

A imagem de Cristo Crucificado, segundo a tradição, foi encontrado por uma mulher, entre pedaços de madeira que vieram ter à praia provenientes de algum navio naufragado. Segundo outra versão mais credível, a imagem foi esculpida por um ermita da Arrábida -O Solitário -que João Bérnard da Costa admitiu poder ser Pedro Villasboas, o santeiro de Paio Pires, que acusado de envolvimento no atentado contra D.João IV se terá refugiado nas matas da Arrábida. (in Monografia [da Freguesia] de S. Julião). A foto acima é de Américo Ribeiro, anterior à edificação do Estádio do Vitória Futebol Clube.

Existe no Brasil,em S. Salvador da Baía uma Igreja de Nosso Senhor do Bonfim que foi por esta capela e culto inspirada. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_Nosso_Senhor_do_Bonfim)






Torre de Babel




























fotos em 2017.07.21


Sem comentários: