Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

domingo, 24 de dezembro de 2017

Estatuária em Setúbal 09 - integral dos Pasmadinhos

* Victor Nogueira


Dos "Pasmadinhos" de Maria Pó, no Bonfim, em Setúbal, se falou em Estatuária em Setúbal 08 - Parque do Bonfim. Uma nova deambulação numa amena e soalheira tarde de antevéspera natalícia permitiu fixar a integral das referidas esculturas, havendo mais uma 9ª que teria sido recentemente colocada: Miss Livtamento. Aqui ficam a 9 esculturas: Bocage, Descarregador de peixe, Dona Vinha, Frade arrábido, Lavadeira de Azeitão, Luísa Todi, Maria Baía. Miss Livramento, Observador de aves. 

Estas esculturas de Helder Silva foram esculpidas a partir da colecção Maria Pó, criações de Elsa Rodrigues e Jacek Piatkiewicz. Segundo Elsa Rodrigues a forma oval dos pasmadinhos é inspirada numa época festiva. “Foi na altura da Páscoa e pensei nesta forma para as peças”, revelou a artesã, para acrescentar que cada obra é única. “São sempre diferentes e é isso que me dá gosto”, acrescentou. (https://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=9004005&mostra=2As peças de cerâmica de autor, vendidas ao público individualmente por 25 euros, inspiram-se no património de Setúbal, nomeadamente humano e histórico. São comercializadas em Serúbal, na Rua Arronches Junqueiro 79. (1)





Luísa Todi


Descarregador de Peixe


.



  





Frade Arrábido


fotos em 2017.12.23

(1) Elsa Rodrigues is a Portuguese artist currently living in Setúbal, Portugal. 


Having a Masters Degree in Artistic Ceramics, taken at Stroganov Moscow State University of Industrial and Applied Art (MGHPU), she is actively integrated in the Portuguese art scene. Her inspiration, taken from her rich life-experience and self interpretation of the surrounding reality, makes her continuously invent and produce unique little works of art designed to please the beautiful people from all around the world.

Sem comentários: