Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

fontenários e chafarizes 24 - Vendas de Azeitão

 *  Victor Nogueira

A meio  encosta e pela Rua de Setúbal que desce do Alto das Necessidades até ao Largo do Chafariz começa Vendas de Azeitão. A Ermida de N. Sra das Necessidades, pertença da Quinta do Alcube, foi construída em 1750, por iniciativa de um antigo morador da vila de Vendas que aqui se fez sepultar O pequeno templo revela bem a intenção do seu promotor: proteger o antigo cruzeiro gótico, de 1474 e que fora concebido como cruzeiro de caminho.

Tem a povoação 3 fontenários ou chafarizes, o mais importante dos quais se situa no Largo do Chafariz, perto da Rua do Poço. Os restantes situam-se na  EN 378 (Avenida 25 de Abril), que vai para Vila Fresca.






(O Fiesta II no Largo do Chafariz)

Vendas de Azeitão - Largo do Chafariz


 O “Chafariz de Cima” , fazendo gaveto com a Rua do Poço, está estruturado num muro limitado por dois cunhais, em cantaria, rematados por pirâmides rectangulares terminadas em pinha. O tanque rectangular acompanha a frontaria entre cunhais. É muito antigo, apresentando bastante desgaste pelo uso intensivo. A duas bicas eram alimentadas pelo Poço do Bico, que lhe fica a montante junto à Ermida supra referida. No presente recebe água da rede pública. Na lateral esquerda um amplo pio para animais recebe o líquido de uma outra nascente, tendo fluxo contínuo. Fonte e pio são desprovidos de qualquer adorno digno de nota. Contudo, foram muito importantes para o abastecimento da população. Presume-se que tenha sido mandado fazer por Machado de Faria. (*)



Vendas de Azeitão Fonte da Rua Miguel Bombarda 

O “Chafariz de Baixo”, foi mandado construir quando ainda existia a Câmara de Azeitão, mas no período de transição da sede de Vila Fresca para Vila Nogueira. É estruturado numa parede em cantaria limitado por uma moldura do mesmo material e rematado por um frontão triangular que se desenvolve em dois frisos paralelos. Tem um pequeno pio e duas bicas. É abastecido pela rede pública  (*)




Vendas de Azeitão - Chafariz na Avenida 25 de Abril, 47-51  



VER  Em Vendas de Azeitão

Sem comentários: