Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

terça-feira, 25 de outubro de 2016

sic transit gloria mundi - a vivenda N. Senhora do Carmo, em Setúbal


* Victor Nogueira
(texto e fotos)

Este é um dos edifícios em ruína e condenados ao camartelo, tal como a vivenda na Av. dos Combatentes, ambos do estilo "Casa Portuguesa" do arquitecto Raúl Lino, autor dos projectos dos Paços do Concelho e do degradado e vandalizado Palácio da Comenda. Ao camartelo não escapou a Vila Maria (na Cachofarra) e estarão também condenados o Palácio Feu Guião e o Palácio dos Cabedos, tendo sido poupado o mirante situado no entroncamento da avenida Antero de Quental com a estrada dos Ciprestes. integrado no Parque Urbano da Várzea. Este mirante é possivelmente  um dos primeiros exemplares em betão armado, feito em Portugal. Mas voltemos à Vivenda de N Sra do Carmo, de que a seguir se reproduzem fotos de maquete existente no Museu  do Trabalho Michel Giacometti, executada por José Gregório.







Vivenda N. Sra do Carmo - Maquete executada por José Gregório

A Vivenda N. Sra do Carmo possuía um solário ou varanda envidraçada e garagem, mas não era, pela sua dimensão, uma das mais faustosas. Contudo o seu proprietário marcou/ostentou nela e publicamente a sua posição, com painéis de azulejos reproduzindo a sua figura (em corpo inteiro), a a da esposa (busto) e barcos, para além da reprodução de imagem de N. Sra do Carmo. Tal como escrevi a propósito de outro edifício: Sic transit gloria mundi e o Palácio dos Arciprestes 
















fotos tiradas em 2016.06.17

ADENDA
 - outros exemplares  da "Casa Portuguesa", em Setúbal  (1)


Bairro Salgado - Rua Garcia Perez, 36



Vivenda na esquina da Avenida dos Combatentes com a Rua Dr. Aníbal Álvares da Silva


(1) Fotos retiradas de  TIPOS DE ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO: UM EXEMPLO PORTUGUÊS, por Luísa Silva,  in http://www.ipernity.com/blog/271077/453693

Sem comentários: