Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

domingo, 3 de julho de 2016

andarilhando pela toponímia

***
De norte a sul de portugal a toponímia é registada em placas mais ou menos artísticas, destacando-se as azulejares, umas mais simples outras mais elaboradas. Merecem referência as das Caldas da Rainha baseadas em Rafael Bordalo Pinheiro, mas ainda não digitalizadas. 


fotos victor nogueira - andarilhando pelas digitalizações - Toponímia - da esquerda para a direita e de cima para baixo

1. - Beja, Alvorninha (Coutos de Alcobaça), Pinhal Novo, Arraiolos, Mafra, Tomar, Lisboa, Terreiro das Bruxas (Sabugal), Sintra, Sernache, Porto Salvo (Oeiras) 



2. -Colares (Sintra), Arraiolos, Torres Vedras, Évora, Maiorga (Coutos de Alcobaça), Peninha (Sintra), Serra do Bouro (Caldas da Rainha), Coto (Caldas da Rainha), Virtudes (Azambuja), Caneças (Odivelas)

Nesta "galeria", no 1º quadro e em baixo, as duas da direita (Cernache e Porto Salvo) datam do tempo em que as estradas eram carreiros poeirentos no verão e lamacentos no inverno. Foram colocadas pelo Automóvel Clube de Portugal, para orientação dos escassos automobilistas, entre os fins do séc XIX e princípios do século XX




3. - Cuba (Alentejo), Museu do Caramulo (a 30 km), Mafra, Cela (Coutos de Alcobaça), Águeda (2), Torres Vedras

Sem comentários: