Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 4 de julho de 2016

14 - andarilhando por castelos e fortificações


fotos victor nogueira - andarilhando pelas digitalizações - CASTELOS E FORTIFICAÇÕES - da esquerda para a direita e de cima para baixo


1. - Forte do Outão (Setúbal). Abrantes, Aljezur, Alter do Chão, Santiago do Cacém, Sines, Vila do Touro, Castelo Novo, Arraiolos, Lisboa (S. Jorge) 



2 - Guimarães, Mourão, Montemor-o-Novo, Pombal, Sabugal, Serpa, Bragança, Barcelos, Oeiras (S. Julião da Barra), Sintra (Castelo dos Mouros)



3. - Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Mil Fontes, Moura (castelo). Palmela, Moura (torre de atalaia), Vila do Conde (Forte de S. João Baptista), Mértola, Cividade de Terroso, (Póvoa de Varzim). Setúbal (Forte de S. Filipe), Lisboa (Torre de Belém)

Sem comentários: