Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

terça-feira, 19 de julho de 2016

em torno da ponte 25 de abril

* Victor Nogueira

1963


vista do Castelo de S. Jorge, em Lisboa, ainda sem a Ponte que seria apenas inaugurada em 1968

Após o almoço seguimos pela avenida marginal até à Torre de Belém. Visitámos tudo, desde a torre até às masmorras, que são parecidas com as do Forte de s. Pedro da Barra, em Luanda: frias e húmidas. Visitámos o Museu dos Coches, que também me agradou. (...) O avô Luís já não teve disposição para vermos o Mosteiro dos Jerónimos. (...)  Vi também a Casa dos Bicos  e os pilares da ponte sobre o Tejo. ([1]) (...) O tempo tem estado muito quente, mas hoje à tarde esteve chuvoso e à noite também: é uma espécie de "cacimbo" (1963.09.10 - diário IIIi)




[1] - A construção da Ponte Salazar, rebaptizada em 25 de Abril, obrigou ao desalojamento forçado dos habitantes da zona de Alcântara em que assentaram os seus pilares, dum modo não menos desumano do que o utilizado pelo Marquês de Pombal relativamente aos pescadores da Trafaria ou de Santo António da Arenilha, np Algarve., (1998.Maio)

1974


Vista de Monsanto, em Lisboa


1975




vistas do Cais das Colunas, em Lisboa

1976

Lisboa (Alcântara)

1998.02.




vista de Alcântara, em Lisboa










vista de Belém, em Lisboa


vista de Almada

não datadas


praça da portagem, em Almada


  

vista de Alcântara, em Lisboa

2013.09.12

vista do Alto da Ajuda,  em Lisboa

2014.08.03


vista da Torre de Belém, em Lisboa

2014.09.26



vista de Alcântara, em Lisboa

2014.12


vista de Belém, em Lisboa


2016.06.13


vista de Paço de Arcos, com teleobjectiva


Sem comentários: