Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sábado, 10 de julho de 2021

Fotos de capa em julho 10

 * Victor Nogueira


2021 07 10 Foto victor nogueira - Moinho de vento  na Rua Abel Salazar, em Setúbal  (2017 11 18 Canon 149_11)

Exceptuando os que foram recuperados na Serra de S. Filipe, para turismo de habitação, os moinhos de vento em Setúbal ou foram demolidos ou encontram-se em ruína e degradação. Este, na Rua Abel Salazar, foi decorado com uma pintura mural.

VER  

Murais em Setúbal 10 - Rua Abel Salazar

Setúbal e os moinhos em S. Filipe, na Serra da Arrábida


c

2021 07 10 Foto victor nogueira - Grafito na Travessa do Mirante, em Setúbal (2018 02 14 Canon 152_02 IMG_5676)


2020 07 10 victor por Carlos Barradas


2019 07 10 foto victor nogueira - em évora, no terraço da casa na rua de serpa pinto ou de alconchel, com a igreja de santo antão ao fundo


2018 07 10 Auto.retrato em 2018.07.10 e 2 poemas, um de Victor Nogueira e outro de Camões

* Victor Nogueira

ERROS MEUS, MÁ FORTUNA, AMOR ARDENTE

Nada tenho para te ofertar
Que saiba: joias, discoteca, dança;
No tempo busco vária temperança
que também vos dão bom estimar.

Um com outro bem quiz enredar,
Mas parece ser outra a contradança
Que muda a tua dor em festança,
Por aqui me deixando a vaguear.

Lembro a tua lábia, seio moreno,
Tua feição que muito me agradou;
A pele, doce ardor despertou
Que na barca me fez vogar, sereno,

Porém não está o meu coração pleno
De alegria, que por vós soou:
Nem grã Camões ou milionário sou
Para contigo navegar, no Reno.

Erros meus, má fortuna, amor ardente,
Não fazem da jornada bom soneto
Nem do navegante melhor "gineto"
Pois em ti está meu pensar, descontente'

Assim na Luísa Todi jazente,
Vogando entre o lume e o espeto,
Bem vivo, com meu bom ou mau "aspêto"
Buscando tua razão e paz, somente.
.

1989.Setembro.10 - Setúbal
----------------------------------------------------

* Luís de Camões
.
Erros Meus, Má Fortuna, Amor Ardente
.
.
Erros meus, má Fortuna, Amor ardente
Em minha perdição se conjuraram;
Os erros e a Fortuna sobejaram,
Que para mim bastava Amor somente.

Tudo passei; mas tenho tão presente
A grande dor das cousas que passaram,
Que já as frequências suas me ensinaram
A desejos deixar de ser contente.

Errei todo o discurso de meus anos;
Dei causa a que a Fortuna castigasse
As minhas mal fundadas esperanças.

De Amor não vi senão breves enganos.
Oh! Quem tanto pudesse, que fartasse
Este meu duro Génio de vinganças!
.
Luís Vaz de Camões, in "Sonetos"


2017 07 10 auto-retrato - Paço de Arcos 2017.07.09


Diz o Google que em 2010.07.07 eu  estava em Barcelos mas é um erro de datação da máquina  fotográfica pois o calendário não estava actualizado. As fotos são mais recentes e teriam sido tiradas em 2014.


2016 07 10 foto victor nogueira - Caldas da Rainha - praça da república (antiga praça da fruta) em dia de mercado - 1997.11.01



2016.07.10 em Coimbra, com o 'Guia de Portugal', de Raúl Proença - 2000.12.12 - foto fgp


2013 07 10 MAFALDA DE QUINO E OS DESPEDIMENTOS


2012 07 10 Alcácer do Sal Mural pela Reforma Agrária e Catarina Eufémia (UDP)

Sem comentários: