Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

terça-feira, 30 de novembro de 2021

Fotos de capa em novembro 30

 * Victor Nogueira


2021 11 30 Fotos Victor Nogueira - Murça - Pelourinho, Paços do Concelho, Solar dos Guedes  e Igreja de Santa Maria


2020 11 30 Foto victor nogueira - Cascais - Fonte no claustro do Palácio Castro Guimarães


.
2019 11 30 foto victor nogueira - Porto Fonte das Oliveiras, Rua dos Mártires da Liberdade - Rua General Silveira (1998.06)
.


2018 11 30 foto victor nogueira - pôr-do-sol, algures no tempo e no Alentejo, talvez em Monsaraz

VER

Árvores (2)



2017 11 30 - Se Centeno vai presidir ao Eurogrupo é pk o seu lado da barricada é o mesmo do Grande Capital. Já por essas organizações internacionais, transnacionais e multinacionais estiveram portugueses de alto-gabarito e pára o baile: Nobre Soares falhou a eleição para Presidente do Parlamento Europeu mas Barroso do "país da tanga" presidiu à Comissão Europeia da nossa desgraça e agora faz companhia ao Arnaut na Goldman Saques, onde também esteve António Borges, enquanto Victor Gaspar e Victor Constâncio repousam no Banco Central Europeu.

E em instâncias mais altas encontramos o Guterres que do "pântano" e dos Refugiados transitou para Secretário-Geral da ONU e Freitas do Amaral que foi Presidente da Assembleia Geral da ONU. Curiosamente todos ou "independentes" ou da área do ps(d)cds. 


2017 11 30 o obituário e alguns depoentes ou "les compagnons de route"?



2013 11 30 Foto Victor Nogueira -- Setúbal - auto-retrato na companhia das sombras, de pessoas não virtuais mas reais, multidimensionais, que convivem e se encontram para lá da "planura" asséptica do monitor


2013 11 30 cartoon Sergei


a um "prazeirento" M. Almeida defensor do "direito a trabalhar" e amigalhaço de fura-greves, sejam ou não nos CTT

M.Almeida ainda pode pagar as contas da electricidade e o telemóvel e, presumo, do fornecedor de acesso à internet. M. Almeida, presumo, ainda não é um dos sem-abrigo que vão surgindo debaixo das pontes, nas avenidas e nas esquinas. M. Almeida não conhecerá nem terá na família pessoas desempregadas, sem hipótese de arranjar trabalho ou, quando o arranjam, a troco dum salário exíguo, insuficiente para as necessidades básicas. M. Almeida não tem cortes nos principescos salários ou pensões entre 400 e 675 €, rectifico, acima destes valores ou tendo, não lhe fazem mossa. M. Almeida será talvez um dos «Pequenos investidores [que] estão a subscrever, em média, 18 milhões de acções [dos CTT] por dia, mais do que a oferta total reservada para esta tranche

Seguramente, M. Almeida não é um "desperado". Não conhecerá quem o seja ou se conhece não lhe faz mossa nem lhe tira o sono dos "justos". Talvez seguro com sócretinos passes de coelho por lebre não receie que a "taluda" lhe entre "barraca" adentro. Boa deglutição a M. Almeida e - ao salivar - tenha cuidado com a garganta. As espinhas e os ossos, são para animais, como os cães e os gatos.

M. Almeida é uma "pessoa", "livre", feliz, atenta, veneradora e obrigada, Confortavelmente conformada. Ele ou ela lá saberão porquê !




2012 11 30 Foto Victor Nogueira - Cascais (Praia do Guincho)

Sem comentários: