Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Templos religiosos 61 - Póvoa de Varzim

 * Victor Nogueira

Amorim, Argival, Laundos, Póvoa de Varzim, Rates, Terroso

Amorim


Igreja (Nova) de São Tiago - No início do século XX, uma família de brasileiros, naturais de Amorim, ofereceu à Paróquia uma monumental igreja, inaugurada em 1921, cujo risco, neo-românico, é do Arquitecto Adães Bermudes.

Argival


Almimha

Laundos


Capela de S. Felix


Escadório e Via Sacra


Coretos

Santuário da Senhora da Saúde

O monte tem 15 capelas que representam a Via Crúcis, com o Santuário da Senhora da Saúde no sopé e a Capela de São Félix no cume, ligadas por um escadório de 328 degraus e dois jardins laterais com as bandeiras de Portugal e do Brasil. O Santuário tem origem numa pequena capela construída no início do século XIX, ampliada no fim do século XX, conforme a configuração actual.



Póvoa de Varzim



Capela de São Roque,, mais conhecida como Capela de Santiago

Em 1582, foi construída a Capela de São Roque, a qual ganhou maior relevo, quando ali foi colocada uma escultura de São Tiago, encontrada na praia, sendo instituída uma confraria em 1741, sob a invocação de Santiago Maior. Este templo foi demolido, sendo  reerguido um pouco mais ao lado. Em 1887 o edifício foi restaurado e ampliado. 

A Igreja da Misericórdia, com traço inicial do arquitecto Adães Bermudes e versão final do Arquitecto portuense Peres Guimarães, foi construída no lugar da primeira capela dos mortos que antigamente era o cemitério da irmandade. Em 1909 posta a concurso a empreitada duma nova igreja que 2014 celebrou o seu primeiro centenário.

A Igreja de Santa Maria de Varzim foi substituída como Matriz pela actual igreja matriz em 1757, por ser pequena e excêntrica ao centro da Póvoa. A Igreja era notada por possuir a figura de uma cobra, destruída no século XVIII para obras de melhoria da igreja. O povo associava este ofídio, tipicamente românico, com a lenda do aparecimento milagroso da imagem de Nossa Senhora de Varzim. Passou a designar-se "Igreja da Misericórdia", devido a uma devota de Vila Velha, Maria Fernandes, viúva de Manuel Francisco Maio, que deixou os seus bens para fundar, na antiga matriz, a Irmandade da Misericórdia em 1756, reunindo a si, a Irmandade dos Passos, que já existia no templo. Surgindo assim a Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim.  (Wikipeda)


O Largo das Dores visto de antigos campos agrícolas, onde são visíveis a primitiva Igreja Matriz, o Hospital da Misericórdia e a Igreja da Senhora das Dores. (painel de azulejos)




Capela da Virgem Santíssima Senhora das Dores erguida no século XVIII numa pequena elevação, hoje inapercebida, onde se adorava numa ermida o Senhor do Monte.  O templo possui seis capelas com esculturas que representam as dores da Nossa Senhora, estando a sétima figurada no altar-mor. A sua torre avista-se a grande distancia no mar, noutros trmpos servindo de baliza aos mareantes quando querem aportar à  Póvoa de Varzim.

Capela do Forte de N. Sra da Conceição


Cruzeiro Verde, no Largo Eça de Queirós


Cruzeiro da Independência (1940) Situado no jardim a sul do Mercado Municipal Dr. David Alves, foi Inaugurado em 1940 por iniciativa do Corpo Nacional de Escutas – Núcleo “Cego do Maio” da Póvoa de Varzim. Foi construído em granito com motivos escutistas e desenhado pelo Padre Aurélio Martins de Faria, desta cidade.


Igreja de N. Sra da Lapa 



Rates



Igreja de S. Pedro de Rates


Capela do Senhor Jesus da Praça, barroca, data de 1745


VER  

Igrejas de S. Pedro de Rates e do Senhor Jesus da Praça



Terroso 

Cruzeiro


Igreja de  N. Sra das Candeias  construída em 1718; no seu espólio está uma escultura da Nossa Senhora das Candeias, do século XVI

1 comentário:

Mona Lisa disse...

Conheço muito mal Póvoa de Varzim. Apenas fotografei alguma coisa de São Pedro de Rates e o coreto da Póvoa de Varzim.
😘