Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Fotos de capa em novembro 18

 * Victor Nogueira


2021 11 18 Foto victor nogueira - Viana do Alentejo - Igreja de Nossa Senhora da Anunciação (Matriz)  e cruzeiro 

Encostada às muralhas do Castelo de Viana do Alentejo, a Igreja de Nossa Senhora da Anunciação é um  templo do século XVI, cujo risco é de Diogo Arruda, irmão de Francisco de Arruda, o autor da Torre de Belém. É notável o pórtico da fachada principal,  decorado com as divisas régias de D. Manuel I: a cruz de Cristo, o escudo das quinas e as esferas armilares.


2020 11 18 Foto victor nogueira - Vila Nova de Cerveira - chafariz (rolo 355)

VER

Entre Caminha e Vila Nova de Cerveira, passando por Vilar de Mouros, em 1998

auto-retrato em photomaton - o artista em 1971


2019 11 18 Foto victor nogueira - moinho de maré da mourisca, em setúbal (2017.11.11)

VER
22016 11 18 foto victor nogueira- Estes publicitários lembram-se de cada uma ! Chamar de "Pouca Roupa" a um vinho alentejano. Achei piada ao nome e disse para o dono do mini mercado que levava esta garrafa, pois com tanto frio e para prevenir .. nada melhor que ... "pouca-roupa".  O resto é encenação minha, como se o saca-rolhas fosse um campanário encimado por uma cruz. Divertiam-se a agasalhem-se. E se se griparem, a receita é, com pouca-roupa, abifarem-se, avinharem-se e abafarem-se. Bom fim de semana !


2014 11 18 foto de família - luanda cerca de 1952 - esta carrinha Morris, creio que de cor creme, foi o 1º carro da família, contemporâneo do "jeep" cuja carroçaria o meu pai construiu no quintal, referido em post anterior.

VER

2013 11 18 Foto Victor Nogueira - Sernancelhe
VER 

2013 11 18 Foto pelo meu avô Zé Luís -- Lisboa, Castelo de S. Jorge - 1963 09 10


2013 11 18


2010 11 18

NATO em português significa Organização do Tratado do Atlântico Norte e foi criada na Guerra Fria para combater a URSS e restantes países socialistas em nome da Democracia e da Liberdade. Com o colapso do Bloco Socialista, deveria ter sido extinta, mas não. Agora o inimigo é o "Terrorismo", como dizem, e pretendem estender a sua acção a todo o Planeta. Mas que defensores da Liberdade e da Democracia são estes que para se reunirem colocam uma cidade em Estado de sítio, com polícias e armas por todo o lado e dinheiro gasto a rodos pelo Governo Português em tempo de crise ?


2014 11 17 desenho de álvaro cunhal


Sem comentários: