Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Pelourinhos 14 / Igrejas 78 - Palmela - Igreja de S. Pedro e pelourinho / Azulejaria 28

 * Victor Nogueira


Foto Victor Nogueira - Estação ferroviária de Pinhal Novo - Painel de azulejos representando o pelourinho, vendo-se ao fundo a torre sineira da Igreja de S. Pedro. (rolo 215)

«Situado no Largo Duque de Palmela, muito próximo dos Paços do Concelho e junto à Igreja da Misericórdia, o Pelourinho constitui um importante símbolo do antigo poder judicial no espaço urbano e da autonomia municipal.

Datado de 1645 foi construído em pedra calcária (lioz), sendo constituído por uma plataforma de dois degraus de base octogonal; o fuste é cilíndrico e liso, o capitel encontra-se decorado com folhas de acanto e dele saem quatro ganchos de ferro, que terminam em formas zoomórficas.

O remate é constituído por um elemento quadrangular, contendo a inscrição 1645, sobre o qual se encontram as armas reais (escudo e coroa), encimadas por uma cruz em ferro.

No séc. XIX, talvez após a extinção do Concelho ocorrida em 1855, o Pelourinho foi apeado. A população reergueu-o em 1907, provavelmente como demonstração da luta desenvolvida pela Restauração do Concelho, que viria a acontecer em 1926.

Por Decreto-Lei de 16/06/1910 foi classificado como Monumento Nacional.

O tempo corroeu a pedra e o ferro mas, em 2001, a Câmara Municipal devolveu-lhe a dignidade através de uma intervenção de restauro.»


(in https://www.cm-palmela.pt/.../arquitetura-civil/pelourinho)

Sem comentários: