Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sábado, 27 de novembro de 2021

Fotos de capa em novembro 27

 * Victor Nogueira


2021 11 27  Fotos victor nogueira - Azurara - Igreja de Santa Maria a Nova, cruzeiro e pelourinho


2021 11 27 Foto FP . Trofa - 2003.08

O artista e Pato Donald - Na Praia do Bispo, em Luanda, éramos o bando dos 4 - O Pato Donald, o Pituca, a Vira-Latas e o Remendado.

Em miúdo e adolescente lia muita Banda Desenhada:(Histórias aos Quadrinhos ou Quadradinhos, como se dizia então): os Gibis brasileiros, o Mundo de Aventuras, o Cavaleiro Andante, o Camarada (da MP), entre muitíssimas outras, incluindo as de Walt Disney. Não gosto nem do avarento Tio Patinhas nem do rezingão e trapalhão Donald. Já aprecio mais o Mickey Mouse, mais inteligente, dinâmico, prestável e solidário.  Continuo a apreciar a banda desenhada, embora agora os "heróis/heroínas" e temáticas sejam outras e prefira o Batman e o Mandrake ao Super Homem ou ao Fantasma.


 foto victor nçogueira - Paço de Arcos - Chafariz Velho - Avenida Marginal (EN 6)

VER 

fontenários e chafarizes 13 - Paço de Arcos - Chafariz Velho



2019 11 27 foto victor nogueira - Ermida de N. Sra do Carmo ou do Mucharro e muralhas da vila de Óbidos

A Ermida de N. Sra do Carmo ou do Mucharro, encontra-se arruinada e ao abandono, devido ao terramoto de 1755, teria sido edificada sobre um templo romano dedicado a Júpiter. O seu interior, escavacado e escavado, está protegido por um gradeamento de ferro que substitui o primitivo. (Notas de Viagem, 1997.06.28)

VER 

Óbidos 1998



2018 11 27 foto de família - Na Fazenda Tentativa (Caxito - Angola) em 1946, de visita aos avós Alzira e Zé Luís

VER

o capacete colonial e a "representação" no imaginário

Fazenda Tentativa - Álbum fotográfico de José Luís Castro Ferreira



2017 11 27 foto victor nogueira - telhados e labirintos em Alfama (Lisboa)

VER

2013 11 27 Foto Victor Nogueira - Setúbal ~ Forte do Outão - sombras, simetrias e rendilhados

VER

Sem comentários: