Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Templos religiosos 73 - Fundão

 * Victor Nogueira

Alpedrinha, Castelo Novo,  Donas, Fundão (Vila)


Fundão




Capela do Espírito Santo e Capela do Calvário

A Capela do Espírito Santo foi presumivelmente fundada na primeira metade do séc. XVI, erguendo-se junto de uma pequena Capela do Calvário. Aquela é antecedida por um largo alpendre do séc. XIX que guarda o portal principal, rasgado em arco de volta perfeita de cantaria granítica, sobre o qual se inscreve a data de 1578, certamente correspondente a uma remodelação do espaço. Na fachada sul podem ver-se uma sineira, um portal com singela decoração quinhentista e o volume da sacristia 



Capela de São Miguel e Igreja da Misericórdia 

A Capela de São Miguel  é datada do século XVII, do ano 1685, pelo padre Miguel de Oliveira da Cunha. Foi inicialmente fundada como igreja, passando a ser utilizada desde o século XX como casa mortuária. Capela de planta rectangular e longitudinal simples. A  Igreja da Misericórdia é um templo seiscentista com destaque para o púlpito poligonal assente sobre colunelo, disposto junto à porta de entrada. e um campanário. A irmandade da Misericórdia do Fundão foi fundada em 1516 mas apenas no ano de 1595 a confraria recebeu o alvará régio que aprovava o seu compromisso. Cerca de 1630 a irmandade iniciou a construção de uma nova igreja, junto à Capela de São Miguel. A estrutura do templo seria reformada no segundo quartel do século XIX. 


Proença-a-Velha





Igreja da Misericórdia

O templo terá sido edificado nos séculos XV ou XVI, possivelmente sobre uma edificação anterior, eventualmente um "hospital" ou hospedaria, para peregrinos a caminho para Santiago. Note-se que a Irmandade da Misericórdia de Proença-a-Velha foi instituída em 1500,  Em 1671 ter-se-á construído a capela lateral, a expensas do Dr. Domingos Gonçalves Robalo, para sua capela tumular e de sua esposa D. Leonor. (Wikipedia)


Cemitério


Alpedrinha


Igreja de S. Martinho Bispo

Igreja maneirista e barroca de planta longitudinal, composta por três naves com quatro tramos, uma capela-mor mais estreita e baixa, uma sacristia e um anexo. Foi reconstruída entre 1557 e 1578 sobre um templo primitivo datado do século XII/XIII. (All about Portugal)


Castelo Novo




Torre do Relógio e ruínas do castelo


Capela de Santo António

A Capela de Santo António data do século XVI e situa-se no Largo de Santo António, num pequeno outeiro sobre a vila e o rio Unhais. Apresenta uma fachada com alpendre suportado por colunas, vãos de lintel reto e portal principal com frontão triangular com nicho. Os cunhais são pintados de forma a imitarem o granito. A imagem do santo padroeiro, no interior, data do século XVII. (in https://aldeiashistoricasdeportugal.com/local/capela-de-santo-antonio/)

Donas



(azulejos)





Igreja de Santa Ana (Matriz) e Capela dos Pancas

A Capela de Pancas foi construída nas meadas do século XVII do lado direito da Igreja Matriz e no plano da capela-mor, adossa-se a Capela dos Pancas, quinhentista e de estilo manuelino.

Sem comentários: