Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Templos religiosos 50 - Querença (Loulé)

 * Victor Nogueira

Querença - Fica no cimo, com uma imensa vista. Igreja com duas portas manuelinas, uma delas trabalhada, e casas com telhado de tesoura. Artesanato – bonecas de serapilheira como em Mértola e Castro Marim, brinquedos de madeira e utensílios de verga.

Nesta zona as casas, mesmo modestas, têm as portas e janelas de cantaria trabalhada. (Notas de Viagens 2000.04.20)

«Querença situa-se num monte que dá o nome à povoação, que já pode caracterizar-se pela transição entre o Barrocal e a Serra. As casas descem pela encosta em todas as direcções, situando-se no alto a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, também conhecida pela Igreja Matriz. A Aldeia é conhecida pela sua destilação do medronho e o chouriço, para além de outras tipicidades. A Festa das Chouriças constitui um dos pontos mais altos das festividades que,se realizam anualmente, no mês de Janeiro (3º. Domingo).» (Wikipedia)





      

  



Cruzeiro  e telhados de tesoura

"Telhados de tesoura" são telhados de quatro águas, muito inclinadas. Dada a sua inclinação, um único telhado não cobre uma edifício na sua totalidade, a não ser que o edifício seja bastante pequeno. É por isso necessário construir telhados sucessivos. Estes cobrem, normalmente, uma única divisão da habitação (uma sala, por exemplo). Este facto faz com que seja possível saber quantas divisões tem a casa. Este tipo de construção é ainda dominante no centro histórico de muitas povoações algarvias. 

Até ao início dos anos '60 do século XX e antes da ação impiedosa do camartelo ele era dominnte em Luanda, nas cercanias da Sé (Cidade Baixa) e na Cidade Alta,  mas encontrava-se também  em Benguela (Angola) e em povoações do Nordeste brasileiro, o que durante muito tempo erradamente me levou a considerar que seriam típicas do periodo colonial.


Cruzeiro


Cartaz das Festas de Nossa Senhora da Graça ou Festa dos Folares, que se realiza em Abril. Existe também  a Festa em honra de São Luís, protector dos animais, popularmente conhecida como Festa das Chouriças, realizada em Janeiro,.  A procissão inicia-se na igreja de Nossa Senhora da Assunção, terminando na Igreja de Nossa Senhora do Pé da Cruz 

«Nos princípios do século XVI este templo era uma simples ermida pertencente à freguesia de São Clemente de Loulé – "a qual é uma casa só e tem uma capela pequena e as paredes dela são de pedra e cal e cobertas de telha vã" (Visitação da Ordem de Santiago ao Algarve em 1517-1518).

O actual edifício remonta às décadas de 1520­-1530, ocasião em que se procedeu à reconstrução da ermida sobrevivendo desta campanha a porta principal "de pedraria com uns cordões (...) redonda, oitavada, de pedraria da terra, tem dez palmos de alto e de vão quatro". Diante dela havia também "um al­pendre com colunas e capitéis de pedraria" (Visita­ções da Ordem Militar de Santiago de 1534 e 1554). (...)

O terramoto de 1755 provocou algumas ruínas nesta igreja, cujas reparações foram efectuadas nos anos seguintes, sendo desta época a torre sineira, O actual frontão da fachada principal e a janela emol­durada que ilumina o coro alto datam provavelmente de 1871.»

in  


      


Manuel Viegas Guerreiro (1912 // 1997), foi um professor e investigador português. Notabilizou-se principalmente como investigador de etnologia, tanto portuguesa como africana e brasileira, tendo sido um dos principais propulsores da afirmação da etnologia e da antropologia cultural como ciências modernas em Portugal. Distinguiu-se principalmente pela sua carreira como etnólogo, tendo sido responsável por um exaustivo estudo da cultura popular portuguesa, africana e brasileira. Por exemplo, fez importantes investigações sobre os povos bosquímanos, em Angola, e Macondes, em Moçambique. (Wikipedia)

Azulejos

Fotos em 2000

Sem comentários: