Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sábado, 29 de abril de 2017

Entre Caminha e Vila Nova de Cerveira, passando por Vilar de Mouros, em 1998

* Victor Nogueira

Caminha
Praça com esplanada e chafariz, muito movimentada, onde se situam a casa gótica dos Pitas, armoreada e brasonada, e os Paços do Concelho. Aqui situam-se também a Torre do Relógio e a Igreja da Misericórdia (pórtico e arcadas laterais). Desta Praça do Chafariz  parte a R. de S.João (com flores na calçada, exalando um cheiro adocicado e um pouco nauseante, após a procissão, com banda de música), ao fundo da qual se encontra a ábside da Igreja Matriz com pórtico interior, no interior das muralhas do século XVII. Esta igreja é gótica com elementos manuelinos e renascentistas. De realçar a porta manuelina lateral, profusamente decorada, bem como o trabalho lavrado de carpintaria do seu tecto.
Defronte do adro avista-se o estuário, coalhado de embarcações, e o Monte de Santa Tecla, do outro lado do rio, em Espanha.
Comerciante vende-me livro de poemas, com dedicatória. Tabacaria - Feira do Livro - painel "perpétuo" sem correspondência na realidade.
Da toponímia de referir as ruas do Meio e da Corredoura.

Vila Nova de Cerveira
À beira do rio Minho. Largo com esplanadas e muita gente, obelisco e canhões. Castelo/pousada (pequeno, com casas, igreja, pelourinho e antiga casa da Câmara no interior). Catedral barroca. Bienal de Artes.

Vilar de Mouros
Espigueiros. Igreja com  Adão e Eva, em baixo relevo Célebre pelos festivais de música, o 1º realizado em 1972, um Woodstock à portuguesa. Bomba de poço. "Alminhas".
Portal do cemitério. Nova (?)

Situada na serra de Agra e atravessada pelo rio Coura, aqui proliferam os moinhos, azenhas e açudes, uma ponte medieval ligando as duas margens em que se situa a aldeia, célebre pelos festivais de música, o 1º realizado em 1972, um Woodstock à portuguesa. (Notas de Viagem 1998.06.11)




Caminha








Igreja Matriz (vista geral e pormenores)




Vilar de Mouros













Rio Coura

Vila Nova de Cerveira







<entrada no Castelo











Fotos m 1998.06.11 . rolos 354 e 355

Sem comentários: