Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quinta-feira, 15 de julho de 2021

Na Casa da Cultura, em Setúbal

 * Victor Nogueira

Uma tarde solheira, quente, luminosa, de céu azul e cintilante, o suor colando-se-me à pele em miríades de gotículas peganhentas. Saio da barbelaria do Carlos que me desbastou a trunfa  e resolvo cirandar pela Praça do Bocage, com as pessoas sentadas nas esplanadas ou cruzando o largo a pé ou de bicicleta, mas disso se dará conta noutra publicação. 

Passo pela antiga Casa do Corpo da Guarda, agora transformada em Casa do Turismo e entro na Casa da Cultura,  onde estão acessíveis três exposições, das quais uma intitula-se "As  Caras do Jazz", de Grácio Dias, retratando figuras históricas da grande música negra. O artista nasceu em 1957 em Tete, Moçambique.




Nua zona d passagem, átrio para a sala de exposições de "ilustração" encontram-se algumas obras cuja autoria desconheço. 




Na sala normalmente dedicada à "Ilustração" o tema é  "Respirar d'baixo d'água", de Jorge dos Reis.  A mostra celebra o Mercado do Livramento e as espécies de peixe que contribuem para  a gastronomia  setubalense "O peixe de Setúbal / Mercado do Livramento", com  identificação de alguns espécimes piscícolas.










Fotos em 2021 07 14 (Canon 194_07)

VER   Murais e grafitos em Setúbal 95 - Fauna Marítima do Estuário do Sado

No Mercado do Livramento, em 2019


Sem comentários: