Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sábado, 3 de julho de 2021

Mosaicos photographicos 03

 * Victor Nogueira


A malta do liceu,  em Luanda, após a independência de Angola denominado "Mutu ya Kevela" (Ex Liceu Nacional Salvador Correia). 1964/65 e 65/66


fotos victor nogueira - andarilhando pelas digitalizações - CORETOS - da esquerda para a direita e de cima para baixo  -  Lisboa (Olivais Velho), Braga, Porto Salvo (Oeiras), Serra do Bouro (Caldas da Rainha), Sobral de Monte Agraço, Porto, Vila Verde


fotos victor nogueira - andarilhando pelas digitalizações - CORETOS 2 ~ da esquerda para a direita e de cima para baixo  -  Pinhal Novo (azulejo), Manteigas (Serra  da Estrela), Évora, Pinhal Novo, Setúbal

Por esse país fora em muitas cidades e vilas encontramos coretos, na praça principal ou num passeio público, onde aos domingos passeava a população ao som das bandas filarmónicas, especialmente no século XIX e 1ª metade do século XX. Muitos deles exemplares da arquitectura do ferro, embora se encontrem alguns de betão armado, menos  trabalhados e por vezes sem coberto.

Quem não ouviu a "Banda" a passar, de Chico Buarque ?


Música A Banda - Chico Buarque de Hollanda, com ilustração de Luíza Marcon Martins

fotos victor nogueira - andarilhando pelas digitalizações - Toponímia - da esquerda para a direita e de cima para baixo -  Beja, Alvorninha (Coutos de Alcobaça), Pinhal Novo, Arraiolos, Mafra, Tomar, Lisboa, Terreiro das Bruxas (Sabugal), Sintra, Sernancelhe, Porto Salvo (Oeiras)

De norte a sul de Portugal a toponímia é registada em placas mais ou menos artísticas, destacando-se as azulejares, umas mais simples outras mais elaboradas. Merecem referência as das Caldas da Rainha baseadas em Rafael Bordalo Pinheiro, mas ainda não digitalizadas.

Nesta "galeria", em baixo, as duas da direita (Cernache e Porto Salvo) datam do tempo em que as estradas eram carreiros poeirentos no Verão e lamacentos no Inverno. Foram colocadas pelo Automóvel Clube de Portugal, para orientação dos escassos automobilistas, entre os fins do séc XIX e princípios do século XX.


Colares (Sintra), Arraiolos, Torres Vedras, Évora, Maiorga (Coutos de Alcobaça), Peninha (Sintra), Serra do Bouro (Caldas da Rainha), Coto (Caldas da Rainha), Virtudes (Azambuja), Caneças (Odivelas)

Fotos victor nogueira - andarilhando pelas digitalizações - Toponímia 3 - da esquerda para a direita e de cima para baixo  - Cuba (Alentejo), Museu do Caramulo (a 30 km), Mafra, Cela (Coutos de Alcobaça), Águeda (2), Torres Vedras



fotos victor nogueira - andarilhando pelas digitalizações -  CASTELOS E FORTIFICAÇÕES 1 - da esquerda para a direita e de cima para baixo  -  Forte do Outão (Setúbal). Abrantes, Aljezur, Alter do Chão, Santiago do Cacém, Sines, Vila do Touro, Castelo Novo, Arraiolos, Lisboa (S. Jorge)

fotos victor nogueira - andarilhando pelas digitalizações -  CASTELOS E FORTIFICAÇÕES 2 - da esquerda para a direita e de cima para baixo - Guimarães, Mourão, Montemor-o-Novo, Pombal, Sabugal, Serpa, Bragança, Barcelos, Oeiras (S. Julião da Barra), Sintra (Castelo dos Mouros)

Executados em 2016 07 02 com o programa em pt.scrapee.net

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