Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 19 de julho de 2021

Fotos de capa em julho 19

 * Victor Nogueira


2021 07 19 Fotos victor nogueira - Murais do Colectivo Explicit Citizens  - Homenagem ao actor Manuel Bola, no Largo José Afonso, em Setúbal.

VER 
   


2021 07 19 Foto victor nogueira - Grafito de Secsos em Setúbal, na Praceta Jornal da Indústria (‎2018 01 26 Canon 151_01 IMG_4858 IMG_4859)


2019 07 19 Foto victor nogueira - coreto dos Olivais Velho (Lisboa)



2017 07 19 foto victor nogueira - pôr do sol em Setúbal


2017 07 19  A imprensa exacerba e amplifica os preconceitos e as lavagens históricas. 

No Público desde há dias é ´manchete" a história do bom e humano "PIDE que liga pelo Natal ao primeiro homem que viu torturar." 
 
Um outro tipo, candidato do PSD, discursa contra a comunidade cigana e afirma "sentir total solidariedade de Passos Coelho" e em crescendo proclama «“Toda a gente se aproxima de mim para dizer ‘Obrigado, André!’”»., acrescentando« que «segue “triunfante” e sente “força cada vez maior” no “país inteiro”»

Gentil Martins, "conceituado" médico, perora noutro jornal de "reverência", o Expresso, sobre a homossexualidade considerando que «a homossexualidade é uma “anomalia”, perorando também contra a eutanásia, a IVG e a adopção de crianças por casais do mesmo género.  Para ele a homossexualidade pertence ao campo do sadomasoquismo como se este não existisse nas relações ou entre casais heterossexuais.

As caixas de comentários da imprensa on-line, sejam dos jornais ditos de referência", sejam as dos tablóides, parecem não poucas vezes cloacas de esgoto a céu aberto.

Um cheiro a incenso bafiento impregna os ares, estilo "Tudo Pela Nação, Nada Contra a Nação" ?

imagem - Selo "tudo pela nação nads contra a nação", design de Almada Negreiros


2013 07 19 Foto Victor Nogueira - Ponte 25 de Abril

2012 07 19 Foto Victor Nogueira - Setúbal - barcos em fim de vida

Sem comentários: