Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sábado, 3 de julho de 2021

Fotos de capa em julho 03

 * Victor Nogueira


Foto victor nogueira - Mural executado em 2015, representando as Visões de Fátima em 13 de Maio de 1917, sito na Praceta Fernando Alcobia, em Setúbal (foto em 2017 07 21 Canon 144_07)

VER Murais em Setúbal 30 - ICAR


2021 07 03 Foto victor nogueira - Grafito na Rua do Clube Recreativo da Palhavã, em Setúbal (2017 07 01 Canon 144_07 IMG_8113)


2020 07 03 foto victor nogueira - Quiosque em Cascais


2016 07 03 foto victor nogueira - 1998.02.22 - Cós (Coutos de Alcobaça). Nesta antiga adega preservada funcionava na altura e creio que ainda funciona a Galeria A Dega, então com pinturas de vários autores, algumas interessantes. 

VER 

Cós (Coutos de Alcobaça) - Galeria A Dega



2021 07 03 Por Setúbal o ar está parado, silencioso, e o tempo nublado e cinzentonho, como se fosse Outono, abrigados os pombos e recolhidas as gaivotas, uma enorme lassidão em mim, sem águias, rouxinóis ou andorinhas no horizonte!


2015 07 03 Hugo Pratt - Corto Maltese - quest'estate viaggeremo  insieme -  este Verão viajaremos juntos ? (Traduttore, traditore?)


2014 07 03 foto victor nogueira - auto-retrato e sombras - Oeiras (jardins do palácio do Marquês de Pombal)
MEMÓRIA DESCRITIVA
no jardim
aragem chinesa ou nipónica
em filigrrana rendilhada
um jogo de luzes em chiaroscuro
dicotómico e caleidoscópico
sombria de sombras
na penumbra em contrastaria
rútilo é o i
entre o gradeamento
e a folhagem
a preto e branco
síntese ou ausência da cor
senza cuore il senso
a cinza e a neve
il silenzio
sem refração
na espiral rectilínea
visto o registo
em curvilínea planura
Setúbal 2014.07.03


2013 07 03 «O fundador do CDS e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros Diogo Freitas do Amaral disse nesta quarta-feira que o país está “entregue a um grupo de irresponsáveis” e defendeu um Governo de salvação nacional ou eleições antecipadas.» 

Que sucederá a freitas por afirmar que  pedro e aníbal são irresponsáveis e bla-blá «“Nós estamos entregues a um grupo de irresponsáveis, de pessoas que não sabem o que é governar um país, não sabem o que é a dignidade do Estado e não sabem as regras mais elementares da democracia (...). Não sabem nada, fazem tudo mal”, criticou o histórico dirigente partidário.»  Mais um caso da vingança, neste caso  de freitas contra aníbal do psd, servir-se fria ??

Bom, bom para eles, incluindo freitas do amaral cujo retrato portas mandou entregar na sede do PS ao rato, seria um  governo de salvação do capital, estilo "tudo pela Naxão, nada contra a Naxão" em que a naxão é o capital. Mas já é tarde e por isso o grande patronato destrunfou  e o seguro portas seria a próxima coreografia no $how-busin€$$.

Freitas é um "sobreviventre" nato - já foi sheriff-mor do cds, apoiou a contra-revolução de spínola, votou contra a constituição de 1976 (o cds foi o único partido a fazê-lo na Constituinte), foi candidato derrotado à presidência da república (e cavaco, líder do psd, recusou que este pagasse as   dívidas da campanha eleitoral), foi ministro dos negócios estrangeiros num governo do ps/mário soares (foi por isso que portas mandou entregar o retrato ao ps no rato), foi presidente da assembleia-geral da ONU, e agora será reserva da Naxão, num futuro governo de sócretinos do ps-seguro.assis-sentado. Por isso agora se solidariza com portas, devido às desfeitas de pedro a paulo.

Uma narrativa de homens de honra para um  governo de salvação do capital  para salvarem a honra dos padrnhos! Mas os padrinhos já fizeram a aposta e freitas coloca-se em  linha. Tal como portas seguro.  Honni soit qui mal y pense ou ... talent de bien faire ?

UMA SÓ SOLUÇÃO - DEMISSÃO IMEDIATA DO GOVERNO - TODOS À RUA PARA OS PÔR NA RUA

4ª FEIRA - 3 DE JULHO - manifestação do PCP em Lisboa, às 18 horas, do chiado ao rossio. A poesia tem de voltar à rua ! 

2012 07 03 Paolo Domeniconi, il GATO

Que fazes por aqui, ó gato?
Que ambiguidade vens explorar?
Senhor de ti, avanças, cauto,
meio agastado e sempre a disfarçar
o que afinal não tens e eu te empresto,
ó gato, pesadelo lento e lesto,
fofo no pelo, frio no olhar!
De que obscura força és a morada?
Qual o crime de que foste testemunha?
Que deus te deu a repentina unha
que rubrica esta mão, aquela cara?
Gato, cúmplice de um medo
ainda sem palavras, sem enredos,
quem somos nós, teus donos ou teus servos?
Alexandre O'Neill
Poesias Completas. 1951-1986


2012 07 03 Pintura de Yolanda Botelho


2012 07 03 Foto Victor Nogueira - Alcácer do Sal, Vale de Guiso, Monte da Arouca / Unidade Colectiva de Produção Soldado Luís - Eva e Susana  no caminho que vinha da fonte e do lavadouro

Sem comentários: