Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quinta-feira, 15 de julho de 2021

Estatuária em Setúbal 22

 * Victor Nogueira

Após Estatuária em Setúbal 18 - n'algumas rotundas Estatuária em Setúbal 21 Golfinhos em Setúbal 03 - Golfinho Parade 2016, aqui se public(it)am duas novas esculturas recentemente inauguradas, uma na Praça do Bocage, outra no largo defronte do Hospital de S. Bernardo.






A Casa do Turismo está encimada por um enorme gato preto desde o passado dia 29 de Abril. A referida peça intitula-se “O Gato e o Vento”, da autoria do artista Ricardo Romero, do projecto Matilha Studio e com ela o autor pretende chamar a atenção para a azáfama do dia a dia e a ausência de contemplação da arte. “As pessoas estão muito habituadas à estatuária clássica nas cidades. Olham para as coisas e não vêem, não as apreciam. A vida pode ser vivida se a contemplarmos ao mesmo tempo”.



No passado dia 1 de Junho a Câmara Municipal de Setúbal homenageou os profissionais de saúde pelo empenho no combate à covid-19 inaugurando um singelo monumento colocado defronte da entrada principal do Hospital de São Bernardo e da fonte Génesis.


Fotos em 2021 07 14 (Canon 194_07)

Sem comentários: