Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sexta-feira, 2 de abril de 2021

fotos de capa em abril 02

 * Victor Nogueira


2021 04 02 foto victor nogueira - traineira no Estuário do Sado, a caminho do início da faina

VER    setúbal e a beira-sado


2020 04 02 Foto  victor nogueira - incêndio em Gibalta (Caxias) - 1999.07.17 (rolo 395) -  Seguia eu pela estrada marginal, de Paço de Arcos para Lisboa, quando dei com este incêndio que lavrava encosta acima

VER  


2019 04 02 foto victor nogueira - estuário do rio Sado, em Setúbal, visto da Praia da Saúde

VER  

A Praia da Saúde, em Setúbal



2018 04  02 foto victor nogueira - Setúbal - ciclista com Lota da Pesca em fundo



2015 04 02  - foto victor nogueira - Setúbal - Convento de Jesus - 1ª obra do estilo chamado manuelino, foi fundado em 1490 por Justa Peres, ama do rei Manuel I, para nele terminar os seus dias A sua Igreja tem risco de Mestre Boitaca, autor de outros edifícios como o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, as chamadas Capelas Imperfeitas do Mosteiro da Batalha, a Sé da Guarda e a Igreja do Convento de Santa Cruz, em Coimbra.

Com a extinção das ordens religiosas pelas Revoluções Liberais do século XIX, nas suas dependências, até 1961, funcionou o Hospital da Misericórdia e posteriormente o Museu da Cidade, que nas últimas décadas tem sofrido  obras de manutenção ao estilo de Santa Engrácia". Parte do seu recheio, sobretudo a valiosa colecção. de "primitivos" está exposta na Galeria Municipal de Exposições, nas antigas instalações do Banco de Portugal.

VER

O Museu de Setúbal, no Convento de Jesus



2014 04 02 Cartoon F Santos


2014 04 02 Apeixonados, na Biblioteca Municipal Maria Lamas, Almada, dia 5 de Abril, pelas 16.00H.
(...) O livro Apeixonados é um livro líquido que nos convida a viajar pela biodiversidade existente nos rios, nos mares e nos oceanos, através da criatividade ondulante das palavras e das imagens. O livro propõe que os leitores, “descendo os rios” e “atravessando os mares”, se deixem levar pelo prazer da viagem em busca de novos caminhos e de novas possibilidades pelas linguagens artísticas da escrita e da ilustração. (...) (In Prefácio, Madalena Mendes)

Sem comentários: