Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quarta-feira, 7 de abril de 2021

fotos de capa em abril 07

 * Victor  Nogueira


2021 04 07 Foto victor nogueira - Lisboa, Rua Saraiva de Carvalho  -  Talho Américo Brás   (rolo 232 - 1998.02) - O talho ainda existe em 2021, no mesmo local.

Nos meus tempos de Económicas nos idos de '60 residi em quartos alugados na Rua de Santo António à Estrela (Casa de Santa Zita) e na Rua S. João Nepomuceno, sendo Campo de Ourique uma zona que então frequentava, quer porque perto desta rua se encontravam uma estação dos CTT e o Cinema Paris, quer porque aqui residiam dois dos meus amigos, o António Lampreia, caloiro como eu, e o Nuno, pré-finalista.

VER  arte nova em campo de ourique



2020 04 07 foto victor nogueira - Mindelo - Cruzeiro no Largo da Igreja - 1983 08 (rolo 72)

À esquerda era um campo de milho, entre a Igreja de S. João Evangelista e o Cemitério, onde regularmente se realizava um pequeno mercado ao ar livre.  Actualmente nesse campo foi edificado um edifício de apartamentos, com lojas no piso térreo, e uma placa relvada defronte, com parque infantil e algumas árvores. O cruzeiro foi deslocado e implantado nesse espaço, defronte da Igreja Paroquial.


2019 04 07 neste domingo de primavera, agora soalheiro, com céu azul e núvens brancas como flocos de algodão, está um frio de rachar! É mesmo um sol de inverno nada primaveril. Um sol gélido, que não aquece, mas arrefece até ao tutano dos ossos.


2019 04 07 foto victor nogueira - "Casa do Leão", na avenida luísa todi, um dos poucos exemplares "arte nova" em setúbal, embora já adulterado.


2018 04 07 Foto victor nogueira - palácio dos Cabedos, em Setúbal - sic transit gloria mundi 

VER

Palácio dos Cabedos, em Setúbal - sic transit gloria mundi

Em torno da Igreja de Santa Maria da Graça, em Setúbal



2017 04 07 Foto victor nogueira - Lisboa - Praça do Comércio (antigo Terreiro do Paço), Arco da Rua Augusta e estátua  equestre de D- José 

VER do cimo do Arco da Rua Augusta, em Lisboa


2016 04 07 fotos victor nogueira Álbum Fotos de Capa


Évora - malta do isese e do (Café) Arcada no Jardim dos Colegiais, junto a um troço da muralha medieval - Carlos Pereira, Joao Garcia, Lídia, Camilo Monteiro  e Victor Nogueira. -  Foto de Luis Tobias (anos 70 do século XX)

VER os jardins em évoraburgomedieval


2013 04 07 Foto jj castro ferreira  - (1962) - Victor Nogueira no Rio Lucala actualmente Quedas de Kalandula - quedas então designadas do "Duque de Bragança" (Angola)

VER  Uma viagem às Quedas de Kalandula

Sem comentários: