Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quinta-feira, 1 de abril de 2021

fotos de capa em abril 01

 * Victor Nogueira


2021 04 01 foto victor nogueira - Trafaria com Lisboa na margem direita do Tejo (2016.05.25)

VER   Trafaria
n

200 04 01 foto victor nogueira Ferreira do Alentejo  Capela do Calvário   (1998.09.07)

FERREIRA DO ALENTEJO - Vila de casas solarengas, onde se destaca a Capela de Santa Maria da Madalena ou do Calvário, única no mundo, tendo externamente a configuração duma redoma; o hemisfério superior apresenta pedras salientes, contrastando com a alvura das paredes. (Notas de Viagem, 1997)

De Setúbal para Beja (Salvada)  ou Moura (Santo Amador) e regresso, a passagem por esta vila era obrigatória.

2019 04 01 Foto victor nogueira - vila fresca de azeitão - Palácio da Quinta da Bacalhoa, edificada no século XV, foi profundamente remodelado no século seguinte, por Brás de Albuquerque, filho de Afonso de Albuquerque, No início do século XXI  o na altura ainda milionário Joe Berardo, numa de "novo rico" e parvenu, fez intervenções vandalizadoras e adulteradoras, no conjunto classificado, tendo sido intimado para que na medida do ainda possível repusesse o estado original.

2017 04 01 Foto victor nogueira - paço de arcos - cimo ou boca da  chaminé do antigo forno de cal e reflexos na vidraça que impede o acesso ao mesmo


2016 04 01 Luanda - os finalistas do então Liceu Nacional Salvador Correia (3º ciclo) em 1965/66


2013 04 01 Foto jj castro ferreira (1962) - Rio Lucala - quedas então designadas do 'Duque de Bragança'  (Angola)


2011 04 01 Páscoa Yolanda Botelho

Sem comentários: