Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Miróbriga

 * Victor Nogueira / JJ Castro Ferreira

Perto de Santiago do Cacém situam-se as ruínas de Miróbriga, povoação romana, com termas, acrópole e circo. (Memórias de Viagem, 1997)

Estive em Santiago do Cacém dezenas de vezes entre entre 1977 e 1981. Nesse período ou fora dele visitei as ruínas romanas de Miróbriga.  A povoação celta e  romana,  implantada num território rico em recursos agrícolas e mineiros, situada perto do oceano, terá tido uma relevante função comercial, designadamente durante a ocupação romana.

Segundo a Wikipedia «A cidade romana estende-se por mais de 2 km, apresentando ruínas de edifícios de habitação, ruas pavimentadas, um hipódromo, termas, uma ponte e um fórum. O Fórum de Miróbriga encontra-se localizado numa zona chamada de "Castelo Velho", o topónimo de castelo, no sul, indica inúmeras vezes ocupação pré-romana. É o caso de Miróbriga. (...) Durante a ocupação romana o desenvolvimento da cidade foi intenso, podendo mesmo ter chegado a obter o estatuto de município, juntamente com Bracara Augusta e Conímbriga..(...) O despovoamento de Miróbriga, terá ocorrido, segundo os testemunhos arqueológicos até agora apurados, no século IV, altura da decadência do império romano registado amiúde em outras cidades

De realçar o Fórum, em torno do qual se desenvolveu a urbe romana, as termas (as melhor conservadas em Portugal) e o hipódromo, o único até agora descoberto em Portugal. As escavações arqueológicas puseram a descoberto as ruínas de algumas habitações com pinturas murais. Na zona mais elevada, onde se encontra o Fórum, foram edificados um templo centralizado, provavelmente consagrado ao culto imperial, e um outro, dedicado talvez a Vénus. A Sul do Fórum situava-se a área comercial, contando com várias lojas (tabernae) e uma hospedaria.

As fotos que se seguem  correspondem a momentos diferentes e são de minha autoria ou de JJ Castro Ferreira, estas assinaladas com (*).



Calçada romana





 (*)

Templo romano



 (*)

Balneários e caldeiras

 (*)

Passadiços




 (*)

 (*)

  (*)

Habitações e zona comercial


Termas (?)



Hipódromo (?)






Sem comentários: