Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

domingo, 27 de setembro de 2020

fotos de capa em 27 de setembro

 * Victor Nogueira

foto victor nogueira - Monsaraz, 1975.01 - O Carlos Nunes da Ponte esteve em Évora, este fim‑de‑semana. Fomos até Monsaraz. (...) Tirei umas fotos. (MCG - 1975.01.20)  Desta varanda da Capela de S. José era celebrada a missa para os presos na cadeia defronte

VER Monsaraz


2019 09 27 foto victor nogueira . estendais no Pátio Alves da Silva, em Setúbal



foto victor nogueira - Capela do Socorro, em Vila do Conde - Sobranceira à Vila autónoma do Convento, em elevação mais baixa que este mas proeminente, dominando o burgo mercantil este templo sincrético foi mandado erguer por um piloto de naus da Carreira da Índia, nele estando sepultados os seus fundadores. tal como sucede com os nobres fundadores do Convento de Santa Clara, sepultados na respectiva Igreja.

A Capela de N. Sra do Socorro "foi erguida em 1559 por iniciativa de Gaspar Manuel, "piloto-mor da carreira da Índia, China e Japão que custeou as obras", possivelmente em cumprimento de um voto a Nossa Senhora do Socorro. De pequenas dimensões, é singular pelo seu formato e cobertura, semelhante à de templos orientais por onde estanciou o seu patrono. Esta capelinha é de planta circular e elíptica, formada por dois corpos, dos quais, o mais pequeno está orientado para Meca.".(wikipedia). Por se encontrar encerrada não me é possível apreciar a decoração interior de belíssimos azulejos do século XVIII, representativos da vida de Cristo, bem como o retábulo de estilo rococó.

Nos dois muretes que ladeiam a escadaria de acesso existem três lápides, uma delas reproduzindo uma quadra de José Régio.

E o sol desmaia na cal
da capela a branquejar
da Senhora do Socorro
onde sonhei me ir casar

Como atrás se referiu o templo, onde jazem os fundadores e que era também da invocação de N. Sra da Boa Viagem, situa.se no cimo dum pequeno maciço rochoso, constitui um miradouro do qual se avista o Rio Ave de montante até à foz e, na margem direita, desde o Convento de Santa Clara até ao Cais dos Assentos. No rio deslizam velozmente dois pequenos kayak.



2017 09 27 votar CDU


2015 09 27 foto victor nogueira - sombras na casa do Mindelo


2015 06 12 victor nogueira, por carlos barradas teixeira - luanda 1966 - o autor não terá "aprovado" este "retrato", - daí tê-lo riscado - pois foi outra a caricatura para a festa dos finalistas do liceu salvador correia de 1965/66

Sem comentários: