Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

fotos de capa em 23 de setembro

 * Victor Nogueira


2020 09 23 foto victor nogueira - vista geral de Sernancelhe, vendo-se no canto inferior direito o pelourinho e ao centro a Igreja matriz (1999.10.31)

Construída no séc. XII, a igreja matriz de Sernancelhe tem como orago São João Baptista. De estilo românico tem portal em arco ladeado por imagem de santos e torre com sinos. Sernancelhe é a terra da castanha e de Aquilino Ribeiro. O Castelo tem uma enorme escadaria. Foto do alto do castelo à povoação. Foi aqui e neste dia que perdi a chave do carro, no meio da relva.

De Sernancelhe para Penedono não se vêm casas, só terrenos arborizados; a estrada é uma linha recta. Fazemos um desvio para Antas e a estrada é como em Monsanto e Sortelha, com enormes pedregulhos.(Notas de Vagem, 1999.10.31)  VER  Sernancelhe

2019.09.23 Foto victor nogueira - em Vila do Conde - monumento à mulher rendeira de bilros, do escultor escultor Ilídio Fontes - foto em (2016.09.23)

Tentam as autarquias salvaguardar a arte criando escolas de rendeiras, como sucede em Vila do Conde e em Peniche e outrora em Setúbal, onde aliás nas duas primeiras esculturas homenageiam a arte e suas executantes, as rendeiras de bilros. VER A reportagem photographica «O Museu da Renda de Bilros, em Vila do Conde» 


2017 09 23 foto victor nogueira- a Marquesa de Alorna na Parque dos Poetas em Oeiras ou o poeta sem musa nem música ~ da série Faia Mara.- 

Um dia tu virás



2016 09 23 foto victor nogueira - em Vila do Conde - Igreja da Misericórdia, Cruzeiro e antiga Casa do Despacho, ao anoitecer- Á esquerda uma das estações da Via Sacra.



2013 09  23  foto victor nogueira - Setúbal Praça do Bocage


2010 09 23 Foto Victor Nogueira - Alcobaça - nocturno do mosteiro - 

Sem comentários: