Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Ermida de Paiva, uma incógnita resolvida

 * Victor Nogueira

Lembro-me do caminho para lá, da paisagem circundante, verde e luxuriante, coberta de silêncio, mas não o nome da terra ou do lugar, onde encontrei esta igreja e as ruínas do mosteiro. Ao editar esta nota, resolvo fazer uma pesquisa pelo ficheiro VIAGRASC46, que contém as notas e rascunhos dos textos para o meu Livro de Viagens. Pesquiso por "igreja", na zona de Lamego a Chaves, encontro uma referência a uma "Ermida de Paiva", cuja descrição me parece corresponder as fotos, pesquiso na internet e .... está resolvido o enigma.

Ermida de Paiva -  Várias fotos e à paisagem. Vêm-se tufos de nevoeiro a nascer entre as árvores. A ermida fica perto do lugar do Pinheiro  (Notas de Viagens 1999.11.01)

A Ermida de Nossa Senhora da Conceição é um mosteiro em Ermida do Paiva, situada a 6 km de Castro Daire, na freguesia de Ermida, com acesso pela Estrada Nacional 225, lá em baixo, no vale, correndo o Rio Paiva.. Este mosteiro, também conhecido por Mosteiro da Ermida, Igreja de Santa Maria de Riba Paiva, Igreja de Nossa Senhora da Conceição ou Igreja das Siglas, data do século XII. É um monumento do estilo românico, embora na massa do edifício figurem já elementos  góticos. A designação como Templo das Siglas, pois as suas  cantarias ostentam os mais diversos sinais medievais. Adjacente encontra-se o cemitério de Ribas.



Rio Paiva















Siglas na cantaria


fotos em 1999.11.01 (rolo 440)



Sem comentários: