Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

fotos de capa em 24 de setembro

 * Victor Nogueira


2020 09 24  foto victor nogueira - ninhos de andorinhas

Quem se lembra destes ninhos, construídos em muitos edifícios em Portugal de lés a lés, ninhos de andorinhas que com o seu chilreio anunciavam o regresso cíclico da Primavera?

Quem se lembra dos galos que cocoricavam de madrugada, ao despontar d sol, anunciando um novo alvorecer?

Quem se lembra dos burros, machos e mulas, que durante milénios foram as bestas de carga para transportarem mercadorias e pessoas, puxarem o arado ou a carroça ou fazerem girar as noras e outros aparelhos para extraírem água dos poços?


2019.09.24 foto victor nogueira - moinho de maré da mourisca, em setúbal. Para lá da janela, os esteiros do rio sado e o cais de palafitas.(2017.11.11)



2018 09 24 foto victor nogueira - vista do morro de Santana, em Azurara, a mole imensa, impositiva, do Convento de Santa Clara, em Vila do Conde, no morro onde haviam existido um castro e um castelo, de monjas provenientes da alta nobreza, donatário do burgo e terras em redor, cujo poderio começou a ser posto em causa pelo ascenso da burguesia e dos artesãos , na sequência dos Descobrimentos e da crescente autonomia do poder municipal apoiado pelas políticas centralizadoras do Poder Real contra os da Nobreza e do alto Clero.

Sem comentários: