Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Setúbal e Azeitão - Figuras de convite

* Victor  Nogueira

Características dos séculos XVIII e XIX, estas figuras representam um personagem, tais como lacaios, damas ou guerreiros, entre outras, trajado a rigor e posicionado em locais de entrada de uma habitação nobre (átrio, patamar de escada etc.) em gesto de boas vindas, como que a receber as visitas que chegam. Era um símbolo do protocolo aristocrático, do poder e riqueza, que nos dias de hoje se alargou a outras situações, como estabelecimentos comerciais. Produzida em tamanho real com o contorno recortado e geralmente crescendo a partir de um silhar. (in http://doreytiles.pt/wp/?cat=65).

Todos os painéis de azulejos desta recolha são produções de meados do século XX a XXI, salvo os que teriam estado  originalmente na Quinta das Baldrucas e na Fonte, ambos em Oleiros. Talvez alguns dos exemplares não devam ser classificados como "figuras de convite", como as da Caza das Lãs, da Vivenda de N. Sra do Carmo, da padaria e do amola-tesouras, todas na cidade de Setúbal. A mim pareceu-me que sim. Alguns destes não figuram em painéis de azulejos mas sim concebidos com outros materiais.

A maioria das fotos são más e os meus conhecimentos de tratamento de imagem ainda básicos. Mas como o óptimo é inimigo do bom, à qualidade preferi o "registo", apesar de esteticamente deficitário.






Setúbal - Palácio Salema -  Rua do Bocage,8


Setúbal - Palácio da Comenda (Serra da Arrábida)






Setúbal - Largo Dr Francisco Soveral / Rua Serpa Pinto - Casa das Lãs 










Setúbal - Avenida dos Combatentes /  Rua Dr. Aníbal Álvares da Silva
Segundo os cânones talvez não se devam considerar "figuras de convite" mas é facto que estes painéis de azulejos não só ladeiam a entrada principal da vivenda, de esquina, mas também as janelas das duas fachadas para o exterior






Setúbal - Avenida 22 de Dezembro, 13 (Padaria)
trata-se duma pintura e não dum painel de azulejos



Setúbal - Rua Fran Paxeco, 4 (amola tesouras)
trata-se duma pintura e não dum painel de azulejos




Avenida António Maria Portela, 63 (Bairro Salgado)



Setúbal - Av. Dr Manuel de Arriaga, 5 (Vivenda N. Sra do Carmo)


Setúbal - Palácio Salema - Praça do Bocage, 103
Não serão propriamente duas figuras de convite, mas ...




Rua Balneário Paula Borba,  -  Capela de Nossa Senhora dos Anjos (Capela da Ordem Terceira) (S. Francisco Xavier)





Fonte de Oleiros - «Figuras de convite» envergando fardamento militar, adoptado após a reorganização do exército português feita pelo Conde de Lippe (1762).






Oleiros  -  Quinta do Cabral ou das Baldrucas




entrada em Vila Nogueira, vindo pela EN 10, de Lisboa




Lavadouros públicos - Vila Nogueira de Azeitão

fotos em 2016 / 2017



Sem comentários: