Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quinta-feira, 6 de julho de 2017

A Via Sacra em Setúbal

* Victor Nogueira


Desconheço se haveria mais capelas dos Passos da Paixão de Cristo ou Via Sacra mas as que existem são exemplares da arquitectura religiosa barroca, construcções de grande verticalidade dada pelos elementos arquitectónicos, de formas plenas e robustas, com ornamentação escultórica na fachada. As pesadas volutas que encimam estes Passos são representativas do gosto artístico deste estilo, pelo movimento que parece desafiar as leis da gravidade e introduzem um dramatismo no equilibrado desenho das pequenas capelas. A grande semelhança que apresentam entre si permite supor um único autor, que teria sido João Baptista Barros, sendo 1738 a data inscrita no Passo da Rua dos Ourives, ocupada por um estabelecimento comercial.

O conjunto de 4 capelas (Capela de São Sebastião, Capela de São Francisco Xavier, Capela de São Tiago e Capela de São Marçal) é de traça idêntica em plantas quadrangulares, simples e regulares, (...) Nas fachadas laterais, cegas, avança uma gárgula a meio do pano. INTERIOR de espaço único com iluminação através do portal, único vão aberto frente ao altar, a que se acede por dois degraus; o pavimento é coberto por lajes cerâmicas; paredes cobertas por azulejos de tapete e tectos em abóbada de arestas. (in http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=6000) Existiria uma outra Capela, hoje ocupada por um estabelecimento comercial, na Rua Dr. Paula Borba (antiga Rua dos Ourives). O interior das capelas não reproduz a Via Sacra.





Praça do Bocage - Capela de São Sebastião





Largo da Verónica - Capela de São Tiago




 Largo de Santo António - Capela de São Francisco Xavier




Rua Dr. Paula Borba -  





Rua Frei Agostinho da Cruz - Capela de S. Marçalo  e oliveira da Paz



Praça do Vitória Futebol Clube (junto ao Estádio do Bonfim)



Sem comentários: